Comper

Oportunidade: Ciência e Tecnologia oferece mais de 6 mil vagas em cursos gratuitos

A qualificação profissional de toda a população do DF é uma determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB),  por isso o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), lançou 6.135 vagas em cursos gratuitos. Há oportunidades em cursos técnicos, de qualificação e de aperfeiçoamento profissional

.
Fotos: Moacir Evangelista.

São 4.130 vagas do Programa Senai de Gratuidade Regimental e outras 2.005 do DF Inova Tech, uma parceria da instituição com o governo local, por meio da Secti e da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF). Há opções de turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas modalidades à distância, semipresencial — com 80% da carga horária à distância e 20% de forma presencial — e presencial 

O prazo para inscrição termina dia 30 de setembro ou até o preenchimento das vagas. "Nossa missão é qualificar todos para o mercado de trabalho. Nós do GDF temos um compromisso com o futuro profissional do aluno. Já entregamos 521 certificados e já foram formadas 42 turmas. Temos uma estimativa de atender 6 mil vagas até o final do ano de 2021. E uma perspectiva de formar 20 mil alunos até 2022", ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.

São cursos nas áreas de Alimentos, Automação industrial, Automotiva, Construção civil, Domótica, Eletroeletrônica, Energia GTD (geração, transmissão e distribuição de energia), Energias renováveis, Gestão, Gráfica e mídias impressas e digitais, Madeira e mobiliário, Metalmecânica, Telecomunicações, Tecnologia da informação e Vestuário. Há vagas nas unidades do Plano Piloto – no Setor de Indústrias Gráficas (SIG) –, do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga.

Há opções de turmas nos turnos matutino, vespertino e noturno, nas modalidades à distância, semipresencial — com 80% da carga horária à distância e 20% de forma presencial — e presencial. No entanto, enquanto prevalecer a necessidade da adoção de medidas para evitar a disseminação da covid-19, as turmas ocorrem à distância. Algumas contam com apoio de recursos tecnológicos ou com atividades presenciais para a parte prática do curso.

Na quarta-feira (16), haverá o lançamento oficial do curso gratuito de Desenhista de Produtos Gráficos – Web Design, às 9h, na Administração Regional de São Sebastião.

Inscrição
Para se inscrever, é necessário preencher o formulário no site cursos.senaidf.org.br e anexar cópia do RG (frente e verso). Em seguida, o candidato receberá um e-mail confirmando a inscrição.

No caso do Programa Senai de Gratuidade Regimental, o candidato pode realizar matrícula em mais de um curso, desde que os cursos sejam em turnos diferentes. Já para as capacitações do DF Inova Tech, é necessário concluir uma para se inscrever em outra.

Os pré-requisitos variam conforme o curso. No caso dos técnicos, é preciso ainda ser maior de 16 anos, ter concluído ou estar cursando a 2ª série do ensino médio.

As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição e o Senai-DF entrará em contato por e-mail ou por telefone para agendar a efetivação da matrícula, que ocorre de forma presencial. O prazo para comparecer na unidade em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis, com exceção da unidade Senai Brasília, em que as matrículas são realizadas em Taguatinga.

No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar original e entregar cópia do RG, do CPF, dos comprovantes de situação escolar (certificado, declaração ou histórico escolar) e de residência. Para alunos menores de idade, é necessário também o RG e o CPF do responsável legal.

Modalidades de ensino
Os cursos de qualificação e de aperfeiçoamento profissional são de curta duração, com cargas de 20 a 400 horas-aulas (de uma semana a quatro meses, em média). O primeiro tem o objetivo de inserir o aluno no mercado de trabalho ou de lhe permitir uma recolocação profissional. Já o segundo curso trata da ampliação, complementação ou atualização de competências de determinado perfil profissional. Em ambos, os concluintes recebem certificados.

Os cursos técnicos são mais longos, com cerca de 1,2 mil horas-aulas (de um ano a um ano e meio). Formam profissionais com conhecimentos teóricos, técnicos e operacionais em diversas atividades da indústria; ao final, o aluno recebe um diploma.

Leia aqui os editais de vagas do DF Inova Tech e do Programa Senai de Gratuidade Regimental.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem