Comper

Detran-DF inicia aulas teóricas no Programa Habilitação Social



Foram convocados cerca de 80 candidatos contemplados no programa, que possibilita a pessoas de baixa renda obter gratuitamente a CNH


Fotos: Rayane Neves.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) iniciou o curso de formação de condutor para os candidatos contemplados no Programa Habilitação Social. Para o mês de julho, foram convocados cerca de 80 alunos para as aulas teóricas, distribuídos em quatro turmas.

"Estamos cumprindo nossa função social de ajudar aqueles que precisam, abrindo portas para o mercado de trabalho por meio da habilitação"Zélio Maia, diretor-geral do Detran-DF.

São três regulares, nos períodos matutino, vespertino e noturno, e uma intensiva, com aulas aos sábados e domingos, sempre na Escola Pública de Trânsito do Detran, localizada na Asa Sul, quadra 906 Sul. A previsão é criar 10 novas turmas para as aulas teóricas no mês de agosto.

A aula inaugural foi sobre Preservação do Meio Ambiente e Cidadania e contou com a presença do diretor-geral do Departamento, Zélio Maia, que fez questão de recepcionar todas as turmas. Em seu discurso de boas-vindas, o diretor-geral destacou que a cidadania no trânsito é tão primordial quanto o conhecimento dos artigos da legislação, as infrações e suas respectivas penalidades.

"Acima de tudo, estamos aqui cumprindo a nossa função social de ajudar aqueles que precisam, abrindo portas para o mercado de trabalho por meio da habilitação, principalmente, formando condutores, orientando e conscientizando quanto ao respeito ao próximo", complementou.

Oferecido de forma gratuita, o curso é uma das etapas para quem optou pelo serviço de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou seja, quem pretende tirar a primeira habilitação. Os demais serviços, como renovação da carteira, troca da permissão para a CNH Definitiva, alteração ou mudança de categoria, não necessitam de curso de formação, mas também já estão em andamento.

Para aqueles que foram recentemente contemplados, o prazo para a coleta biométrica foi estendido até o dia 15 de agosto. Os inscritos devem acompanhar o andamento da seleção por meio do Portal de Serviços do Detran, opção Carteira de habilitação Social.

Criado pela Lei nº 6.613, de 2 de junho de 2020, o Programa de Habilitação Social tem o objetivo de possibilitar a formação, qualificação e habilitação de condutores de veículos, por meio da oferta gratuita de todo o processo de obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, renovação e troca pela habilitação definitiva.

Ao todo, 29.465 pessoas se inscreveram para participar da seleção que disponibilizou cinco mil vagas a pessoas de baixa renda.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem