Comper

Evento gratuito discute impactos psicológicos na aprendizagem e na alfabetização

 


Último dia da Semana Rede Pedagógica também terá debates sobre a relação entre a leitura e o letramento. Interessados ainda podem garantir a certificação até 8 de setembro.


“Alfabetização e psicologia” é o tema da apresentação da doutora em educação pela Universidade de Brasília (UnB), Simone Lavorato. A palestra acontece neste domingo (8), às 19h, durante o encerramento da VII Semana Rede Pedagógica, promovida pela Rede Pedagógica, grupo de educadores composto por profissionais de toda a América Latina. 


Voltada para professores, coordenadores, orientadores, diretores e outros profissionais da educação que desejam aprender mais, para ensinar ainda melhor, a formação debateu nesta edição o tema ‘Alfabetização’, alicerce para uma educação de qualidade. 


“É muito importante entender que os aspectos psicológicos e emocionais afetam diretamente o processo de aprendizagem e alfabetização, pois alfabetizar não é ensinar a ler e escrever de forma mecânica. Para alfabetizar é preciso compreender o mundo e realizar uma conexão entre cognição e emoção, promovendo aprendizagens significativas que considerem os aspectos psicológicos das crianças”, ressalta Lavorato. 


Neste domingo, os participantes também poderão acompanhar, a partir das 20h30, a capacitação sobre “Leitura e Letramento”, que será ministrada por Ilan Brenman, escritor de literatura infantil e doutor em educação. Os participantes da formação receberão um certificado com registro de 120 horas de atividades.


“A alfabetização deve ainda ser discutida de forma ampla e não apenas restrita à apropriação da língua escrita. Por esse motivo, a formação é indicada não apenas para professores alfabetizadores da última etapa da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, mas para todos os educadores, estudantes e pessoas que se interessam pela temática. As famílias também podem participar, sem restrições”, explica Erika Radespiel, diretora pedagógica da Rede.


Além do doutor Ilan Brenman e da doutora Simone Lavorato, também participaram desta edição da Semana Rede Pedagógica o doutor Lino de Macedo, maior referência do Brasil em processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil; o pós-doutor Cristiano Muniz, especialista em Alfabetização Matemática e consultor do Ministério da Educação; a doutora Silvia Colello, professora e Livre-Docente da Universidade de São Paulo; a doutora Maria Alice Junqueira, psicóloga, coordenadora do Letra Viva Alfabetiza; e os músicos Paulo Tatit e Sandra Peres, compositores e criadores da Palavra Cantada. 


Ainda dá para participar – Os educadores interessados em participar  do evento devem se inscrever na capacitação e concluir todas as atividades até 8 de setembro. A participação pode ser confirmada no site www.semanarede.com.br. É necessário realizar o cadastro com nome completo, endereço eletrônico (e-mail) e senha para ter acesso aos conteúdos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente no link: www.rpead.com.br/courses/vii-semana-rede-pedagogica

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem