Comper

Prefeito Rogério Cruz entrega 45 novas viaturas para Guarda Civil Metropolitana da Prefeitura de Goiânia



Solenidade também marcou o lançamento do Procedimento Operacional Padrão da GCM


Foto: Jucimar Sousa.

A Prefeitura de Goiânia entregou, nesta segunda-feira (2/8), 45 viaturas à Guarda Civil Metropolitana (GCM). A solenidade foi realizada no Paço Municipal e marcou, ainda, o lançamento do novo Procedimento Operacional Padrão (POP) da corporação. A frota entregue nesta tarde é composta por 40 veículos (viaturas) para uso da GCM, além de cinco camionetes destinadas ao atendimento da Defesa Civil Municipal e o Grupamento de Elite da GCM de Goiânia (Romu).

Durante a solenidade, o presidente da GCM ressaltou o aumento na demanda da corporação, que acompanhou a especialização de seus agentes. "São 33 anos de atividade, sempre somando com as demais forças de segurança pública da capital. Neste período, mostramos a evolução na filosofia de trabalho, firmando-nos como instituição que protege". Paranhos também mencionou as ações em prol da mulher e da criança, como atuação nos projetos Guarda Mirim e Mulher Amparada, além de ser a primeira instituição brasileira a incluir instruções de abordagem a pessoas LGBTQIA+ em seus procedimentos padrão.

Rogério Cruz comemorou a entrega das novas viaturas, frisando que "com todo esse aparato, sabemos que nossos espaços públicos e população estarão mais assegurados pela corporação". O gestor municipal reconheceu o trabalho executado pela corporação, especialmente na pandemia, período no qual os agentes garantiram resposta rápida. Ainda, parabenizou as ações específicas da Defesa Civil que, perante as fortes chuvas do início do ano, "prestaram inestimável serviço de proteção e orientação à população afetada".

Cruz ainda adiantou projetos previstos para a segurança pública, cujas entregas devem acontecer em breve. "Além da apresentação de um projeto que firma Goiânia como Cidade Inteligente, vamos otimizar a segurança de nossas cidades, com centrais interligadas com os principais órgãos de segurança pública, além de monitoramento nas divisas de nossa capital com outras cidades", antecipou.

Uma das viaturas, inclusive, consiste em protótipo que disponibiliza a captação de imagens internas e externas, garantindo a transparência das ações e serviços prestados pela GCM. Futuramente, o modelo deve ser estendido a todas as viaturas da corporação. Ainda no que toca às práticas da GCM, também foi lançado o Procedimento Operacional Padrão (POP), documento oficial que norteia as abordagens dos agentes.

O POP foi idealizado pelo GCM Ébio Cléser Borges (in memorian), em 2016. Desde então, passou por atualizações que permitiram colocar a GCM na vanguarda das corporações de todo o país, uma vez que o documento é o que mais se aproxima das exigências da Organização das Nações Unidas (ONU) quanto aos serviços policiais prestados.

"O POP contém todos os procedimentos a serem adotados durante uma abordagem pela GCM de Goiânia, preconizando sempre o Uso Seletivo da Força, alinhados ao que rege o Código Penal Brasileiro, Direitos Humanos e o fundamento do Policiamento Comunitário", destacou Wellington Paranhos.

A frota foi devidamente equipada com sinalizações sonora e visual, além de padronizadas conforme recomendação do Ministério Público (MP-GO). Participaram do evento, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o presidente-comandante da Guarda, Wellington Paranhos Ribeiro, vereadores e equipe de auxiliares do prefeito, bem como representantes da segurança pública e entidades civis.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem