Comper

Goiânia 88 anos: 10 comidas que o goianiense adora

Se tem uma coisa que o goianiense não pode reclamar é da culinária típica da cidade. Em Goiânia e em Goiás, tem as comidas mais gostosas da vida. Confira a lista!

Foto: Prefeitura de Goiânia

1 – Pastel na feira
Goianiense que é goianiense ama comer pastel na feira. Seja no sábado, no domingo ou mesmo durante a semana. Não importa. O pastelzinho na feira com aquela saladinha esperta de repolho é de lei. Melhor se acompanhar um caldo de cana.

2 – Pamonha
É patrimônio não só dos goianienses, mas dos goianos! Com ou sem chuva, no frio, no calor, no almoço, no jantar ou lanche! Pamonha é pamonha!

3 – Frango com pequi e “gueroba”
Um franguinho ao molho com pequi e guariroba (a famosa “gueroba”) é comida certa na mesa do goianiense, principalmente aos domingos com a família reunida. Deu água na boca!

4 – X-Salada
Se tem outra coisa que goianiense ama é um X-Salada! Tanto que os pit-dogs se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial dos goianos.

Foto: Reprodução

5 – Pizza
Nem só de pamonha e pequi vive um goianiense, não é mesmo? O goiano raiz adora uma pizza. E Goiânia tem excelentes e tradicionais pizzarias!

6 – Empadão goiano
Ah, o empadão goiano! É aquele tipo de lanche que o goianiense faria todos os dias, sem dificuldade. Acertou de cheio o coração e o estômago dos goianenses.

7 – Chica doida
Típico da culinária goiana, a chica doida é um dos pratos queridinhos do goianiense. Com uma pimentinha e cheiro verde por cima, hum!

8 – Espetinho
Outra coisa que goianiense ama é um espetinho! De carne, de frango ou suíno, cada um com a sua preferência. Tem para todo o lado em Goiânia.Foto: Fernando Leite

9 – Jantinha
E tem também o goianiense que ama uma jantinha, que é quando o prato vem completo com o espetinho, um delicioso feijão tropeiro, saladinha e mandioca, com ou sem arroz. Coisa mais fácil é encontrar uma jantinha pela cidade!

10 – Cachorro Quente
Em casa, no food truck ou em qualquer outro lugar, o fato é que o goianiense adora um cachorro quente. É ou não é? Aquela batata palha em cima, hum!

Márcia Abreu, da Diretoria de Redação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem