Comper

Hetrin realiza ação em prol do Outubro Rosa

 

Fachada do hospital foi iluminada de rosa para lembrar a luta pela conscientização e luta contra o câncer de mama

 

 

Foto: Divulgação

O mês de outubro é conhecido por trazer conscientização sobre o câncer de mama e cuidados preventivos ligados a saúde da mulher. E o Hospital Estadual de Trindade (Hetrin), administrado pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, como forma de apoio as campanhas ligadas a preservar a vida das pessoas, realizou ações para destacar a importância da Campanha “Outubro Rosa”, movimento teve início em 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, ganhando renome internacional.

 

O Hetrin promoveu palestras de conscientização sobre o câncer de mama para a equipe de saúde com a enfermeira, especializada em Oncologia, Cleire Socorro Alves Mariano e a enfermeira multiprofissional, especialista em saúde mental e dependência química, Fernanda Alves de Oliveira.

 

“A importância desta ação é divulgar a campanha outubro rosa, esclarecer e conscientizar os participantes de que a prevenção primária e o diagnóstico precoce, possibilita um melhor prognóstico as mulheres afetadas pelo câncer de mama”, afirma Cleire Socorro Alves Mariano.

 

A enfermeira Fernanda Alves explica que é necessário ressaltar que o autoexame das mamas é algo que deve ser feito mensalmente. “É importante que as mulheres façam o autoexame nas mamas de forma correta para detectar possíveis alterações, o mais rápido e precoce possível, é comprovado cientificamente que quanto mais cedo é detectado alguma alteração da mama, mas eficaz pode ser o tratamento, ficaram menos sequelas e de forma segura é possível atingir a cura. Então mulheres previnam-se façam o autoexame”.

Durante a ação foram distribuídos laços da cor de rosa, símbolos da campanha. Os colaboradores se confraternizaram numa pequena recepção que contou com música e dança. A campanha conta também com acompanhamento psicológico oferecido pela unidade a todos os seus colabores e à população. O Hetrin também iluminou a fachada da unidade de rosa e os colaboradores usaram roupas da cor para lembrar a luta contra o câncer de mama.

O Hetrin, que tem as mulheres como maioria em seu quadro de profissionais, realiza atividades permanentes para promover a saúde mental, física e o bem-estar dos colaboradores, por meio da Comissão Interna de Prevenção a acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT).

 

No ano de 2020, no Brasil ocorreram cerca de oito mil casos de câncer de mama que podem estar ligados a fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do INCA.

Goiás Veste Rosa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), buscando chamar a atenção do público feminino para a prevenção ao câncer de mama, realizou  o dia “R” de Conscientização denominado “Goiás Veste Rosa”, onde foram realizadas ações de promoção à saúde, como: rodas de conversas, palestras rápidas nas recepções das unidades estaduais de saúde.  

Assessoria de Comunicação – Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hetrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem