Comper

Hospital Estadual de Formosa celebra 100ª cirurgia ortopédica

Procedimentos de urgência estão sendo realizados desde a segunda quinzena de julho

O Hospital Estadual de Formosa (HEF) conquista mais uma importante marca em sua recente trajetória. Nesta semana, a unidade de saúde pública do estado de Goiás realizou a 100ª cirurgia ortopédica de urgência. Os procedimentos começaram a ser realizados – pela primeira vez desde a inauguração do hospital – na segunda quinzena de julho de 2021.

O início das atividades só foi possível após modernização do centro cirúrgico, que agora conta com equipamentos de alta tecnologia. O hospital – gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED – adquiriu o Arco C, também chamado de intensificador de imagem. Assim como o raio-x, o aparelho possibilita a radiografia estática, porém sua utilização predominante é para capturar imagens dinâmicas de alta resolução e em tempo real. Com ele, os cirurgiões podem monitorar o progresso da cirurgia de maneira extremamente precisa.

O ortopedista da unidade, Eldher Miranda, considera o número um marco para o município de Formosa. “Estou muito satisfeito com esse resultado. Temos um grupo coeso, que trabalha com muita dedicação para atender as demandas da região e do estado. Estamos preparados para receber e atender todos os pacientes que precisam de auxílio médico”, afirmou.

O centro cirúrgico, bem como os procedimentos ortopédicos, segue rígidos protocolos para garantir o bem-estar e a integridade dos pacientes durante o período de pandemia, considerando que o hospital permanece com um Pronto-Socorro dedicado aos pacientes com sintomas ou diagnosticados com a Covid-19.

“A segurança do paciente é a nossa prioridade, portanto mantemos todas as medidas de proteção, tais como uso de máscara, higienização correta das mãos e desinfeção constante dos ambientes, para salvaguardar todos aqueles que precisam de procedimento cirúrgico”, contou Vânia Fernandes, diretora do hospital.

É importante ressaltar que os procedimentos realizados na unidade são as chamadas cirurgias de urgência de segundo tempo, ou seja, para pacientes que chegam na emergência com algum tipo de fratura que não coloca sua vida em risco e que não precisa de imediata abordagem -  do ponto de vista cirúrgico.

A pessoa passa por estabilização, medicação e, consequentemente, é submetida a antibioticoterapia para evitar processos infecciosos. Na sequência, os médicos agendam a data para o procedimento. Atualmente, as cirurgias estão sendo realizadas nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras.

“Esse resultado mostra o potencial do hospital e aumenta a expectativa para os próximos meses. Estamos muito felizes em proporcionar ao município um serviço de qualidade. Temos uma infraestrutura adequada e profissionais capacitados para ajudar um maior número de pessoas”, finaliza Felipe Uchôa Brito, diretor técnico da unidade. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem