Comper

Opinião: Feliz Dia do Síndico de Condomínio


Em comemoração ao Dia do Síndico, este artigo de opinião procura estimular uma profunda reflexão sobre o verdadeiro papel do síndico e do próprio comportamento na figura do representante do condomínio junto à sociedade


Por Paulo Melo

O dia 30 de novembro é a data em que se comemora o dia do síndico. Conforme convenção de entidades de síndicos do brasil todo e algumas leis municipais, estaduais e distrital. Simbólico e poético! Porém, a simples instituição da lei ainda não foi suficiente para valorizar de fato essa honrosa missão.

Os síndicos são muito importantes para a sociedade, mas acabam não sendo valorizados pelos condôminos e funcionários de condomínios. Os conflitos que o síndico tem que resolver, combinado com os problemas do condomínio, o fazem solitário e desvalorizado.

No entanto, os síndicos e gestores condominiais acabam esquecendo que, assim como em outras missões, o mais importante é ser persistente para conseguir cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia.

A condomínio é a base democrática e participativa de uma sociedade. O que seria dos condôminos sem um síndico para responder civil e criminalmente, assinar contratos, cuidar da conservação e guarda das áreas comuns do condomínio, identificar problemas na infraestrutura ou em equipamentos, elaborar previsão orçamentária anual, realizar a prestação de contas, fiscalizar o pagamento das taxas condominiais buscando evitar a inadimplência, aplicar e cobrar multas ou advertências caso seja necessário, garantir o pagamento de funcionários e outras despesas, e buscar a contratação do seguro do condomínio.

Mas não podemos desanimar, pois em contraponto a falta de respeito histórica ao síndico, estão surgindo entidades que buscam fortalecer as prerrogativas do síndico e valorizar cada vez mais o seu trabalho pelo condomínio. Assim como em qualquer outro trabalho, é necessário ter perseverança e persistência, além de atualizar-se constantemente em cursos e congressos.

Em suma, a valorização da profissão começa pelos próprios síndicos, que devem acreditar e difundir esta ideia. Por exemplo, se recebemos propina de algum prestador de serviço, qual será o resultado disso? Com certeza será ruim. O mesmo ocorre com a política, quanto mais fizermos besteiras, mais desvalorizarmos a importância do síndico, menos importância teremos na sociedade. Então, comece hoje, comece por você, seja honesto, competente e conciliador.

Percebam que o síndico tem um propósito ético e moral de contribuir para a mudança desse país. Chega do "jeitinho brasileiro", da "malandragem", do "gato", do "todo mundo faz isso", da "lei do me dar bem a todo custo", do "honesto no Brasil é trouxa". E como posso fazer isso? Comece em seu condomínio, no seu trabalho, nas atividades diárias e em sua casa.

Administre bem o seu condomínio, dê atenção ao tempo e entregue as atividades dentro do prazo, respeite os compromissos, cuide do seu ego, valorize o trabalho dos demais, seja colaborativo, compartilhe informações, atualize-se, ajude os demais e, quando se fizer necessário, bata no peito e diga "isso eu resolvo".

Administre o seu condomínio de forma ética, cumpra as leis, pague os impostos, preocupe-se com o ambiente onde vive, use os recursos do seu condomínio de maneira otimizada, estimule os melhores resultados, procure ser um cidadão melhor, cobre o que é correto, cobre honestidade como o mínimo que se espera de qualquer um, seja carinhoso e responsável com seus vizinhos.

Somos mais de 450 mil síndicos em todo Brasil, cuidamos de 450 mil condomínios e 70 milhões de brasileiros, movimentamos mais de 120 bilhões de reais, geramos mais de 4 milhões de empregos diretos e indiretos, e estamos aí para cuidar das pessoas. Precisamos da atualização das leis 4591/64 e 10.406/02, com a criação de um Marco Regulatório dos Condomínios, que  unifica e moderniza a legislação imobiliaria e condominial, trazendo atualização e segurança juridica para os novos e tempos e para os novos conceitos de vida em condomínio.

Enfim, precisamos de fortalecer e unir os síndicos, condomínios, trabalhadores de condomínios, condôminos, fornecedores, prestadores de serviços e moradores de condomínio de todos os cantos do Prasil, para que possamos continuar avançando nas conquistas e para que pessoas possam viver bem em seus condomínios.

Somos todos síndicos, cuidando de condomínios e pessoas pelo Brasil!


*Paulo Melo é Especialista em Condomínios, Administrador, Jornalista e está Síndico em 5 Condomínios, ex-presidente da Associação Brasileira de Síndicos e Condomínios – ABRASSP e presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Apoio aos Condôminos - INCC.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem