Comper

Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos realiza primeira cirurgia de prótese no fêmur

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Goiás, IMED comemora sucesso do procedimento

Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB), gerido pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)realizou a primeira cirurgia de prótese no fêmur. O paciente, Paulo Cesar Marques, de 25 anos, é técnico de enfermagem e morador no município. Ele sofria de necrose avascular da cabeça do fêmur. Há dois anos, Paulo César passou por uma cirurgia eletiva e seguia aguardando procedimento para implantação de próteses, mas a doença avançou e quadro de dor se agravou.

No início deste ano, o paciente foi internado e, com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, recebeu autorização para realizar a cirurgia de colocação de uma prótese de fêmur. Após duas horas de procedimento, Paulo recebeu do lado direito do fêmur a prótese importada. A cirurgia ocorreu bem, não apresentou complicações e os médicos demonstram confiança na recuperação do paciente. Já cogitam também a realização da implantação do lado esquerdo, em abril deste ano.

"O paciente está bem e sente apenas as dores comuns do pós-operatório, e não mais as dores de antes. Em breve podemos iniciar a fisioterapia e reconquistar os primeiros passos do paciente com o auxílio do andador. Em 45 dias, esperamos que ele esteja apenas usando o apoio de uma bengala", afirma o cirurgião Pedro Ivo Favaro, especialista em ortopedia de quadril.

Recuperação

A artroplastia de quadril é a substituição de articulações por próteses sintéticas para restaurar a movimentação da articulação e, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), há quase 50 anos é a cirurgia mais eficaz contra dores e correções ortopédicas. No caso do paciente operado no HESLMB, foi realizada a cirurgia de prótese da cabeça do fêmur. Paulo ficou aos cuidados das equipes de ortopedia e fisioterapia do hospital para dar seguimento ao tratamento e voltar a viver sem sentir dor. O paciente respondeu positivamente e já recebeu alta.

As recomendações médicas são para que tenha repouso, caminhadas de baixo impacto com o auxílio do andador e o retorno semanal à unidade para realizar o acompanhamento pós-operatório. Para a realização da segunda cirurgia, do lado esquerdo do quadril, é necessário que o paciente já esteja completamente recuperado e adaptado à primeira prótese. “Estamos muito felizes com o sucesso da primeira cirurgia, após a mobilização conjunta do Estado e profissionais envolvidos na recuperação do paciente. A humanidade, determinação e amor ao próximo é o que nos motiva cada dia mais”, afirma o diretor do HESLMB, Éder Souza.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó / ECCO Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem