Comper

Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos alerta sobre o aumento nos casos de dengue

Unidade contabilizou mais de 50 casos nas primeiras semanas de fevereiro

No verão, em decorrência do grande volume de chuvas, a taxa de incidência da dengue aumenta consideravelmente em várias regiões do país. Isso porque o acumulo de água em determinados objetos geram criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O Hospital Estadual São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB), no período entre 1º de janeiro a 15 de fevereiro, notificou à Secretaria do Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) mais de 217 casos confirmados de pacientes que foram atendidos e diagnosticados na unidade.

A coordenadora do núcleo epidemiológico da unidade, Isabella Santiago, alerta sobre a gravidade no crescimento de casos na região. “Nessa época chuvosa, as pessoas têm o costume de guardar água da chuva em baldes e recipientes para fazer o reaproveitamento da água. Esse barato, muitas vezes pode sair caro. Quando a água da chuva é armazenada por muito tempo, aumenta o risco de se tornar um foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti, também transmissor da zika e chikungunya ”.

Os sintomas da dengue podem ser confundidos com gripe ou contaminação por coronavírus, tais como febre alta, náuseas, vômitos, dores musculares e alterações nos batimentos cardíacos. A forma mais eficaz para distinguir o diagnóstico e definir o tratamento adequado é através dos testes de doenças infecciosas.

A unidade realiza o teste rápido de antígeno, NS1, para diagnóstico de dengue e testes de Covid-19.

Com relação à Covid-19, o projeto do Governo de testagem em massa já contabiliza mais de 5.450 testes realizados no município, diminuindo a proliferação do vírus. “Após a maioria das pessoas estarem vacinadas contra a Covid e retomarem grande parte das atividades, a população deixou de dar a devida importância as medidas de segurança e proteção contra outros surtos da doença, além dos cuidados com a dengue”, explica Isabella.

Prevenção

Sobre a Covid-19, mesmo com a vacina é necessário manter o uso de máscara, fazer a lavagem correta das mãos com água e sabão e sempre que necessário, realizar a higienização com álcool em gel 70%. Além disso, promover o bem-estar através de hidratação e cuidar da imunidade, auxilia em quadros de contaminação.

Já as medidas de proteção contra a dengue continuam sendo para eliminar os possíveis focos de água parada. Tampando caixas d’água, baldes e piscinas, preenchendo os vasos de plantas e flores com areias, deixar garrafas e recipientes virados para baixo, sacos de lixo protegidos da chuva e fazer uso de repelentes.

A coordenadora, Isabella, ainda informa sobre as checagens realizadas pelo Estado e municípios que minimizam futuras manifestações da doença. “Os agentes públicos realizam visitas em terrenos baldios, praças e regiões, para identificar os focos e eliminar a proliferação do mosquito. Basta entrar em contato e realizar uma denúncia ou pedir por uma inspeção”, finaliza.

 

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de São Luís de Montes Belos / ECCO Escritório de Consultoria e Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem