Comper

Prefeitura de Goiânia promove, nesta terça-feira (08/03), concerto da Orquestra Feminina, em homenagem ao Dia da Mulher

Evento, em parceria com Governo de Goiás, será no Teatro Goiânia, às 20h. Musicistas integram Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Obras de Vivaldi, Ponchielli e Chiquinha Gonzaga estão no repertório. "Mais uma oportunidade de apoiarmos e valorizarmos trabalho das mulheres", ressalta prefeito Rogério Cruz


Foto: Lívia Máximo. 

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promove, nesta terça-feira (08/03), às 20h, no Teatro Goiânia, concerto com apresentação da Orquestra Feminina de Goiânia, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento, em parceria com o Governo de Goiás, levará ao palco do teatro orquestra de cordas composta exclusivamente por mulheres integrantes da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás.

"Proposta é mostrar a crescente força das mulheres na música de concerto, em especial nas orquestras. É mais uma oportunidade de apoiarmos e valorizarmos o trabalho das mulheres", ressalta o prefeito Rogério Cruz.

No programa, obras de Vivaldi, Ponchielli e Chiquinha Gonzaga. A regência será da maestrina Raimora Karielly. Como solistas, a flautista Sara Lima, a pianista Dalila Kaismer e as cantoras Anne Clarenci e Pamela Calaço, que se revezarão frente à orquestra.  Destaque da programação são as obras de Chiquinha Gonzaga. De origem negra, foi a primeira pianista do gênero "choro"; autora da primeira marcha carnavalesca, e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

"O universo das orquestras é, historicamente, quase exclusivamente masculino. Em anos recentes, as mulheres têm ocupado cada vez mais espaços na música de concerto em instituições ao redor do mundo, inclusive em postos de liderança como maestrinas. Goiânia foi pioneira ao formar a primeira Orquestra Sinfônica Feminina, que funcionou entre 1959 e 1961, numa iniciativa da pianista Belkiss Spenciéri", pontua o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

O concerto terá acesso limitado a 430 pessoas, condicionado aos protocolos sanitários de contenção da Covid-19, além das orientações próprias adotadas pela direção do espaço. O teatro abrirá às 19h15, e a admissão será por ordem de chegada. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente.

Outras ações
A programação especial da Prefeitura de Goiânia para comemorar o Dia Internacional da Mulher inclui outras atividades culturais. A partir desta segunda-feira (07/03), no hall do Paço Municipal, tem início a exposição "Feminino", com obras dos professores do Centro Livre de Artes (CLA). E o Centro Cultural Casa de Vidro Antônio Poteiro, no Jardim Goiás, sediará a exposição "Mulheres na Casa do Vidro", com obras do acervo do Museu de Arte de Goiânia (MAG), de diversas artistas goianas.

Serviço
Assunto: Orquestra Feminina de Goiânia apresenta concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Quando: (08/03)
Hora: 20h
Local: Teatro Goiânia
Contato: Assessoria de Comunicação – Secult – Livia Máximo 62 99236-3820

Conheça o portal FOCO NACIONAL: foconacional.com.br
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem