Comper

Abril Marrom: Brasil tem cerca de 1 milhão de pessoas cegas

 



Dados também mostram que há aproximadamente 4 milhões de casos sérios de deficiências visuais 

Abril é um mês para chamar atenção para as doenças oftalmológicas que levam à cegueira. Só no Brasil, existe aproximadamente 1,1 milhão de pessoas cegas, 0,6% da população estimada, e outros 4 milhões de deficientes visuais sérios, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Por isso, o Abril Marrom nos lembra que negligenciar a saúde dos olhos pode levar a danos irreversíveis. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que 2,2 bilhões de pessoas no mundo vivem com deficiência visual ou falta de visão. De acordo com a médica oftalmologista do CBV - Hospital de Olhos  Caroline Lima, a catarata, retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à idade são as principais causas da falta de visão, além do glaucoma, que é o principal vilão da cegueira irreversível.

Caroline ressalta a importância das consultas frequentes. “60 a 80% dos casos de cegueira são evitáveis. E essa forma de evitar é consultar o seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para testar a visão e identificar precocemente alterações estruturais ou funcionais que possam evoluir para a perda visual”, explica a médica.

É importante lembrar que essas doenças são silenciosas e o paciente sozinho não é capaz de perceber as alterações, seja no campo visual ou na acuidade visual. E, além das consultas frequentes com especialistas, a Dra. Caroline Lima ainda destaca alguns cuidados que devemos ter com nossa visão:

  • Evite coçar os olhos 

  • Não use colírios sem indicação médica 

  • Evite a exposição prolongada e sem pausa à aparelhos eletrônicos

  • Tenha uma alimentação saudável, fugindo do consumo excessivo de álcool e outras drogas 

  • Use sempre óculos de sol com proteção UV


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem