Comper

Exposição com obras do Mestre Geraldo Cabueta fica em cartaz até 10 de abril em BH

 

Para quem não quer perder a oportunidade de ver de perto as obras instigantes produzidas em madeira pelo Mestre Geraldo Cabueta (1945 – 2019), a exposição, que é realizada pela primeira vez em Belo Horizonte, está disponível para a visitação do público até o dia  10 de abril, na Rodrigo Ratton Galeria (Rua Alagoas, 1314 - loja 27 c – Savassi). A entrada é franca e é necessário realizar o agendamento prévio por meio do Whatsapp 31 99981 9281.

Nascido em 1945, o Mestre Geraldo Cabueta é nordestino, de Guaranhuns, cidade do interior pernambucano. Com dificuldade para criar os seus filhos, mudou-se com eles para Juazeiro do Norte, no Ceará. Perdeu sua esposa e, tempos depois, iniciou um relacionamento com uma mulher que trabalhava no comércio de santos e ex-votos. Vendo aquelas peças produzidas por artesãos, lhe despertou a vontade de fazer artesanato e, naquele momento, ele percebeu um grande talento de esculpir em madeira.  

A partir dos cortes secos do seu facão amolado, que criava figuras humanas em madeira por formas simplificadas, as pinturas das peças eram trabalhadas com elegância, em tons escurecidos e mantendo a crueza do material utilizado. Como não sabia ler e escrever, o artista não assinava as suas criações e ninguém sabia quem era o responsável pelas esculturas. Mestre Geraldo Cabueta só começou a ser reconhecido após um artesão levar as suas obras para uma exposição em um hotel da região. Ele seguiu criando suas artes, até que a sua segunda esposa, que sempre o ajudou, faleceu. Quando parecia que a sua inspiração tinha terminado junto com a vida da sua companheira, ele colocou toda a sua tristeza na face dos seus personagens.

Falecido em 09 de maio de 2019, esta é a primeira exposição individual do trabalho do Mestre Geraldo Cabueta em uma galeria de arte. "Foram mais de 10 anos buscando obras deste artista que, com sua simplicidade e o seu jeito único de produzir arte, encanta quem prestigia as suas esculturas. Em todo este tempo, reuni dezenas de obras e, agora, cerca de três anos após a sua morte, vou abrir essa exposição para mostrar ao público 36 obras selecionadas dentro da minha coleção", revela o galerista Rodrigo Ratton.

Serviço:

Exposição de obras do Mestre Geraldo Cabueta

Em cartaz até 10 de abril

Local: Rodrigo Ratton Galeria (Shopping 5ª Avenida - R. Alagoas, 1314 - loja 27 c - Savassi, Belo Horizonte)

Entrada gratuita (mediante agendamento prévio pelo WhatsApp 31 99981-9281).

Classificação livre

 

Mais informações ao público:

Instagram Galeria Rodrigo Rattonhttps://www.instagram.com/galeriarodrigoratton

Site Galeria Rodrigo Rattonhttps://www.rodrigoratton.com.br

WhatsApp: 31 99981-9281

 


Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem