Comper

Ilka Teodoro e Messias de Sousa são os gestores com maior período à frente da Administração Regional do Plano Piloto

Ao assumir, em janeiro de 2019, a gestão da Administração Regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro estreou na gestão pública e levou sua experiência de advogada e ativista de Direitos Humanos para o órgão. Um perfil bem diverso de outras gestões acaba de alcançar o marco de ser a gestora com mais dias à frente da Administração do Plano, desde sua criação, com uma gestão que traz resultados visíveis em vias, espaços e equipamentos públicos, superquadras e outros ambientes de uso coletivo


Foto: Emanuelle Sena / RA I

A capital se transforma sob os olhos da população. Iniciativas em espaços antes degradados agora têm ocupação comunitária com geração de emprego e renda, além de lazer e cultura, como o  Setor Comercial Sul, a Praça do Povo e a Galeria dos Estados. As ações acontecem junto com as do Renova DF, que recuperam equipamentos públicos e são entregues imediatamente para o uso da comunidade, ampliando a sensação de renovação.

Para a administradora, além da relevância da marca de mais dias, está o modo como a equipe se constituiu e o trabalho entregue: "Pela primeira vez, uma mulher negra está nesse espaço de poder, com os cargos de coordenação ocupados por maioria de mulheres, e o resultado que alcançamos demonstra na prática que sabemos como fazer a gestão da cidade para a maioria, para todos e todas, com entregas constantes e avanços em relação ao uso do orçamento", ressalta Ilka Teodoro.

Nesse primeiro semestre de 2022, foi autorizado o início da reforma das calçadas das quadras 700, na Asa Sul. São obras que atendem a demandas comunitárias e que foram objeto de muitos diálogos entre moradores/as e a Administração.  O serviço inclui acessibilidade, plantio de grama e instalação de lixeiras e rampas, entre outras etapas, com um investimento de R$ 1,5 milhão e geração de 80 postos de trabalho.

Incentivar a participação popular, ouvir e receber lideranças, para então articular os órgãos e garantir recursos é uma das marcas dessa gestão. A partir dessa condução, outra demanda antiga está em atendimento no primeiro semestre do ano, que é a recuperação das 16 passagens subterrâneas do Eixo Rodoviário (Eixão), com investimento de R$ 2,1 milhões, incluindo qualificação da drenagem de águas pluviais e do piso, paredes, iluminação e rampas de acesso.

"São 3 anos e 3 meses na Administração que se completam no mês de aniversário de 62 anos da nossa capital, um marco que me honra", celebra Ilka Teodoro. Ela também ressalta a importância da colaboração de servidores e servidoras: "O trabalho que realizamos na Administração Regional do Plano Piloto é feito em equipe, um grupo diverso e de maioria feminina, uma novidade que traz resultados reais pois a população aprova as melhorias e, mais importante, pode usufruir das mudanças positivas", conclui a Administradora mais longeva do Plano Piloto.

Passagem de Bastão


José Messias e Ilka Teodoro em 28/03/2022 - Foto: Emanuelle Sena (RA I)

O gestor que mais tempo esteve no comando da RA I, como Administrador do Plano Piloto, antes de Ilka Teodoro foi o José Messias, que ficou à frente do órgão entre O1 de janeiro de 2011 e 03 de abril de 2014. Recentemente ele foi recebido pela atual Administradora, uma conversa amigável entre os dois mais longevos. Agora o bastão de maior período está passado do José Messias para a Ilka Teodoro, que chega à marca em 11 de março de 2022.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem