Comper

Amor Cantado aborda problemas na tireoide

 Um quarto da população com problemas na glândula não busca tratamento 

Foto: Divulgação

Comemorado no dia 25 de Maio, o Dia Internacional da Tireoide tem o objetivo de promover a conscientização e o entendimento de problemas nessa glândula do corpo humano. Por isso, o projeto musical Amor Cantado desta quarta-feira (25) é dedicado ao tema.

A tireoide está localizada na parte anterior do pescoço e produz alguns hormônios, como T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Eles agem na função de órgãos vitais como coração, rins e fígado, além de serem responsáveis por interferir na regulação dos ciclos menstruais, peso, fertilidade, memória e concentração, mantendo o equilíbrio do organismo.

Quando a glândula não está funcionando de maneira adequada ela pode liberar hormônios em excesso, conhecido como Hipertireoidismo, caracterizado pelo corpo acelerado, coração disparado, problemas no sono, entre outros. Quando em quantidade insuficiente, conhecido como Hipotireoidismo, os hormônicos causam funcionamento lento do corpo, cansaço excessivo, ganho de peso, dores musculares, entre outros distúrbios. 

Para os dois casos, existem tratamento. Para o Hipotireoidismo, há reposição dos hormônios que não foram produzidos e possivelmente deve ser reposto durante toda a vida. No caso do hipertireoidismo, é possível o uso de medicamentos ou cirurgia, dependendo das características e causas da doença. "É importante sempre realizar exames regulares para identificar o problema rapidamente, podendo assim tratar de maneira rápida e eficaz", afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua.

Para Hercílio Ramos, cantor e apresentador do “Amor Cantado", a tireoide é uma parte do corpo humano que poucas pessoas conhecem, por isso a data tem tanta importância, sendo uma maneira de informar a todos.

Amor Cantado

O projeto foi criado há quase dois anos com o objetivo de aliviar a dor emocional de pacientes hospitalizados. Nele, o engenheiro e cantor voluntário Hercílio Ramos faz apresentações temáticas ao vivo (lives), tendo no repertório músicas da MPB, clássicos sertanejos e rock. Neste ano já foram abordados temas como Dia das Mulheres, Semana da Enfermagem, Maio Amarelo, entre outros.  

A “live” Amor Cantado - Acolhimento Musical -, é transmitida simultaneamente para os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Luziânia (HEL), Formosa (HEF) e São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HESLMB).

 
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem