Comper

Amor Cantado dá dicas de como aproveitar as comidas típicas das festas juninas

  Milho, amendoim, doces e bolos, conheça os benefícios e recomendações dos alimentos mais consumidos nesta época do ano

Foto: Divulgação

Festa de São João, Caipira, Junina ou Julina, o que temos de mais gostoso são as comidas típicas.  Antes mesmo de ter um significado cristão, a festividade era marcada pela fartura e abundância. Os antigos comemoravam a fertilidade da terra e a colheita, realizando banquetes para iniciar o próximo período de produção. Por isso, hoje em dia esses meses são marcados pelas comidas ricas em amendoim, milho e diversos pratos que provém da terra.

Que esses alimentos são deliciosos, nós já sabemos, mas precisamos nos atentar tanto aos benefícios que eles podem nos trazer, quanto aos riscos e desconfortos estomacais. As festividades também aconteceram nos Hospitais Estaduais administrados pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento - IMED com muita música, quadrilha, brincadeiras e pratos típicos. É possível aproveitar as festas e manter uma alimentação saudável.

Pensando nisso, o programa da TV IMED , “Amor Cantado – Acolhimento Musical”, separou algumas dicas para a população sobre esses alimentos. Lembrando que, para ter uma saúde forte não é necessário restrigir nossa alimentação, mas sim manter o equilíbrio entre a ingestão de nutrientes e carboidratos com exercícios físicos.

Comidas típicas: benefícios e alertas

Milho

Milho cozido, curau, pamonha, pipoca, são alimentos ricos em carboidratos e proteínas que geram energia para o nosso corpo. Além disso, o milho é fonte de fibras que auxilia o funcionamento do intestino e coração, tendo o poder de nos manter saciados por mais tempo. Suas vitaminas, A, B1 e B2, assim como seus minerais, cálcio e ferro, trazem benefícios para a nossa pele, visão e cabelos.

Fique atento as formas de preparo! O milho tem grande poder na redução do açúcar e colesterol, porém perde este efeito quando é ingerido com misturas adoçantes, como leite condensado, leite de coco e açúcar, além dos queijos e demais laticínios. O seu excesso pode favorecer o aparecimento de diabetes e ganho de peso, pela ingestão calórica.

Amendoim

Paçoca, pé-de-moleque e amendoim doce, sempre são lembrados pelo seu alto teor calórico que, em grandes quantidades, pode gerar aumento de peso. Mas, ele também é uma leguminosa - como o feijão, grão-de-bico e ervilha - rico em gorduras saudáveis, as monoinsaturadas, que equilibram os níveis de açúcar no sangue e ativam o metabolismo.

As suas fibras e vitaminas auxiliam na produção de hormônios e no funcionamento intestinal. Por conter alto teor de arginina, seu consumo é contraindicado para pessoas que tem frequentes infecções causadas pelo vírus da herpes. Vale lembrar do seu potencial alérgico, que em excesso pode causar reações e choques anafiláticos.

Bolos

Os bolos são uma das receitas mais versáteis, pois é possível incluir em seu preparo diversos alimentos como, os já citados, milho e amendoim, chocolate, frutas e legumes - cenoura, abóbora e mandioca. Bolos caseiros costumam ter altos níveis calóricos pelos ingredientes, mas com substituições e moderação, obtemos um prato cheio de benefícios.

Algumas opções de substituição são de usar farinha integral, ao invés da branca, procurar adoçar a receita com frutas e açúcares naturais (mel, açúcar mascavo e de coco) ou preferir não colocar recheios e coberturas. Assim, conseguimos um bolo nutritivo e saudável, rico em proteínas, fibras e vitaminas.

Bebidas

As bebidas mais comuns nas festividades juninas são servidas quentes, como o vinho quente e quentão, por no Brasil estarmos em estações frias (outono e inverno). Esses alimentos possuem propriedades antibióticas e antifúngicas por serem preparados com diferentes especiarias - cravo, canela, gengibre, noz moscada, entre outras.

Devem ser consumidas com moderação quando feitas com vinhos e cachaças, pois mesmo indo ao fogo, ainda existe a presença do álcool. A forma de adoçar também deve ser levada em conta, pois o açúcar pode diminuir os benefícios e aumentar a ingestão calórica.

Amor Cantado

A Live “Amor Cantado – Acolhimento Musical” é transmitida simultaneamente para os Hospitais Estaduais de Trindade (Hetrin), Formosa (HEF) e Centro-Norte Goiano (HCN), pelo canal no Youtube, TV IMED. O apresentador voluntário, Hercílio Ramos, trás temas atuais sobre saúde, conscientizando a população e promovendo o bem-estar dos pacientes através das músicas e notícias sobre as unidades.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem