Comper

Caminhão da Saúde oferece atendimento no Jardins do Cerrado VII em Goiânia

 Comunidade da região oeste receberá atendimento médico gratuito que inclui consulta,  ultrassonografia, testes de IST e exames de pressão e glicemia



Em parceria com o Projeto Viver, a Associação Estadual de Apoio à Saúde (AAS) leva para a região oeste de Goiânia mais uma ação do Caminhão da Saúde com atendimento médico e exames gratuitos para a população. A unidade móvel fica estacionada nos dias 11 e 12 de junho na quadra da Escola Estadual do bairro Jardins do Cerrado VII, das 7h às 17h e tem capacidade para cerca de 450 procedimentos diários.

 

O paciente deve chegar munido de documentos pessoais,  passar por uma triagem com possibilidade de fazer exames de glicemia, aferição de pressão arterial, além de testes rápidos de IST (Infecção Sexualmente Transmissíveis). Em seguida,  terá uma consulta médica e caso necessário, pode realizar ultrassonografia e eletrocardiograma na hora. 

 

 O projeto assistencial é da Associação Estadual de Apoio à Saúde (AAS), com iniciativa do  médico Dr. Cláudio Brandão, trabalha para levar acesso à saúde para população carente de periferias e zona rural há mais de 10 anos. Para isso, o Caminhão da Saúde  oferece consulta médica e ultrassonografias gratuitas, além de exames laboratoriais a preços populares e atendimento humanizado para os mais necessitados.  

 

Uma das bandeiras do trabalho realizado é a prevenção dos cânceres de mama e próstata, doenças que se forem diagnosticadas precocemente, a probabilidade de cura aumenta imensamente.  Outras doenças como hipertensão e diabetes, que assolam a população brasileira,  também podem ser identificadas com o atendimento no Caminhão da Saúde. Para as doenças do coração, o suporte de cardiologia se dá através da realização de eletrocardiograma laudado por especialista.  

 

Exames gratuitos

São exames como ultrassom urinária, da mama, próstata, pré-natal e eletrocardiograma. Os laudos dos exames de imagem são emitidos na hora e entregues ao paciente,  já com indicação de tratamento ou receita médica.  O projeto se ancora em um sonho pessoal, mas tem como meta "cuidar de gente", comemora Brandão , que ainda completa:  "queremos fazer isso bem".  

 

A unidade móvel de saúde é adaptada com salas de consultas e exames que possibilitam a realização de até 450 procedimentos diariamente no total. Somente de imagens, a   expectativa dos organizadores é que sejam realizados mais de 300 exames.  

 

Além disso, a parceria com o Nuclaids - Núcleo de Pesquisa e Ações Interdisciplinares em Doenças Infecciosas com Ênfase nas IST/HIV, ligado à Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (UFG), junto com seus alunos, realiza a testagem rápida de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O novo serviço vem sendo desenvolvido há alguns meses e tem forte apelo social, já que a maioria das pessoas não tem acesso ou sabem como realizar exames para detectar sífilis ou mesmo HIV. 

 

Sobre o Caminhão da Saúde 

Idealizado pelo médico Dr. Cláudio Brandão, que além de médico, é advogado e professor universitário, o Caminhão da Saúde surgiu do desejo de levar atendimento de qualidade aos menos afortunados e de uma inquietação e desilusão com o modelo existente de atendimento médico existente. 

 

A unidade móvel de saúde foi a ferramenta ideal para colocar a ONG Associação de Apoio à Saúde (AAS) em andamento, literalmente.  Para isso, uma carreta foi adaptada e transformada em um consultório e clínicas sobre rodas. Possui três espaçosos consultórios com mobiliário próprio, dando comodidade, aconchego e rapidez ao cuidar de pessoas em qualquer lugar. Basta estacionar e receber os pacientes.   Possui um consultório de oftalmologia, com todo o aparato para diagnosticar e tratar a maior parte das patologias visuais.  

 

Serviço 

Atendimento gratuito no Caminhão da Saúde 

Onde: Na quadra da Escola Estadual do bairro Jardins do Cerrado VII. 

Rua JC 312 APM 3 Residencial Jardins do Cerrado VII

Dias 11 e 12 de junho 

Horário: das 7h às 17h 

Fotos: acervo da AAS




 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem