Comper

BRASÍLIA GANHA O CORAÇÃO DOS ESTRANGEIROS PARA AS FÉRIAS DE JULHO

De acordo com a empresa de viagens Decolar, Brasília está a frente de destinos como, Recife e Fortaleza na preferência de estrangeiros


Brasília aparece na 3ª posição como o lugar mais procurado para o período das férias de julho deste anopor viajantes de Lisboa, Buenos Aires e Londres, ficando atrás apenas São Paulo e Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada pela Decolar – empresa de viagens líder na América Latina, que analisou as tendências de viagens dos estrangeiros para o Brasil.

A pesquisa revela os 10 destinos brasileiros mais desejados pelos estrangeiros, São Paulo (SP) é o destino preferido dos turistas estrangeiros, liderando o ranking. Na 2ª posição está a cidade do Rio de Janeiro, seguida de  Brasília (3º), Belo Horizonte (4º),  Goiânia (5º), Porto Alegre (6ª), Salvador (7ª), Curitiba (8ª), Recife (9ª) e Fortaleza (10ª).

A notícia foi celebrada pela ex-secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, que avalia a pesquisa como “resultado de um trabalho realizado com muita dedicação durante os últimos três anos”. Vanessa explica que as ações e projetos realizados nesse período, atraíram um novo olhar para a capital, e o trabalho conjunto com outros estados e municípios colaboraram para divulgar Brasília como destino turístico com potencial em diversos segmentos. “Nossos programas e projetos resgataram o turismo de Brasília, colocando a cidade em seu merecido lugar de destaque. Com o apoio do governador Ibaneis Rocha, idealizamos inúmeras ações, que potencializaram o crescimento turístico gerando muitos empregos, movimentando a renda em toda cadeia. Hoje somos reconhecidos pelo Ministério do Turismo (Mtur) como case nacional de turismo com o Projeto Turismo Cívico Pedagógico”, afirma a ex-secretária.

Ex-secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto: Renato Braga

De acordo com Daniela Araujo, diretora de Voos da Decolar, o levantamento leva em consideração os novos hábitos dos viajantes que pretendem visitar o Brasil. “Para a temporada de férias de julho, observamos uma procura maior dos turistas vindos de Portugal, com destaque para Lisboa, que ocupa o primeiro lugar. Ano passado, o movimento era de brasileiros ou portugueses retornando ao Brasil após a liberação das fronteiras. Atualmente, a busca é para os destinos brasileiros como opção de viagem a lazer.”

 O setor celebra

Aeroporto Internacional de Brasília estima receber1 milhão de passageiros em julho. A expectativa da Inframérica é que haja mais de nove mil pousos e decolagens e um aumento de 20% na circulação de pessoas, comparado com o mesmo período do ano passado.

Para o presidente da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (ABARE-DF), Reinaldo Ferreira, esse é o resultado do trabalho realizando em conjunto entre todo o trade e a Setur/DF na divulgação da cidade. “Nós, que realizamos a mobilidade desses turistas estamos realmente felizes com tudo que Brasília conquistou. Brasília tem se destacado e isso traz mais emprego, mais trabalho para o nosso setor. E esse resultado também está ligado ao trabalho que a Setur/DF realizoucom as Embaixadas, na gestão da Vanessa Mendonça,  atraindo cada vez mais estrangeiros para conhecer essa cidade que é muito linda”, finaliza Reinaldo.

O segmento do Turismo Rural também comemora o resultado.De acordo com o presidente do Ruraltur, Fernando Mesquita, o Distrito Federal alcançou 30% no crescimento da procura pelos turistas, no segmento rural, durante a pandemia,principalmente nas Regiões Administrativas. Esse crescimento trouxe uma nova perspectiva para os empresários que estão investindo, cada vez mais, em melhorias em suas propriedades e estabelecimentos. “A pandemia nos trouxe um grande desafio, aprendemos a colher bons frutos e estamos prontos para atender a chegada dos turistas, e contamos com o apoio e com os projetos da Setur/DF, para continuarmos crescendo por meio de muito trabalho”, afirma Fernando.

 A Rota Viva Lago Oeste é um dos projetos mais recentes lançados pela secretaria de Turismo, voltada para atender o turismo de experiência, proporcionado diversos atrativo no segmento Rural. A Rota conta com 16 empreendimentos mapeados pela Setur/DF e estão prontos para atender a demanda de turistas durante as férias.

O atual secretário de Turismo comentou a pesquisa e reforçou os trabalhos realizados pela Setur/DF. ”Esse resultado representa o esforço e o trabalho da minha amiga, ex-secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, que entendeu, logo no início de sua gestão, a necessidade de alavancar o crescimento da cidade por meio do turismo, e com o Apoio do governador, Ibaneis Rocha e todos o trade, conquistou muito para a economia. E vamos continuar seguindo com os projetos e ações para que esse resultado continue colocando Brasília em destaque internacional como destino turístico”, afirma o secretário.

Brasília em destaque

Brasília vem se consagrando como destino turístico. No final de 2021 a cidade foi um dos principais destinos para o verão 2022, segundo pesquisa da Max Milhas. O levantamento feito com compradores de pacotes turísticos para as férias mostra que a Capital Federal se destaca como opção sem praia, superando cidades litorâneas como Maceió e Natal.

 


Brasília apareceu em sétimo lugar, no geral, na lista das dez cidades preferidas para se conhecer no Verão 2022, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Opinion Box, para o site de pacotes turísticos Max Milhas. A plataforma de viagens aéreas publicou um ranking sobre os dez destinos mais comprados para as férias de verão. Mil internautas adquiriram pacotes para o período e responderam às perguntas sobre que local gostariam de visitar.

 O que fazer em Brasília?

Brasília reúne atrativos turísticos de diversos segmentos associados ao Turismo Arquitetônico, Cívico, Cultural, Religioso, Náutico, Rural, Ecoturismo e de Aventura, mas grande parte desses atrativos ainda é desconhecida por uma parcela significativa da população local e de turistas de outros estados e países.

 

A partir do mapeamento feito pela Setur/DF e com a validação pelas entidadesconsultadas, foram formatadas vinte e duas (22) rotas temáticas segmentadas, que oferecem aos moradores e turistas informações práticas e precisas sobre os atrativos. As rotas estão disponíveis no site da secretaria ou adquiridas nos Centros de Atendimento aos Turistas (CATs), localizados na Casa de Chá, Rodoviária Interestadual, Aeroporto e na 308 Sul 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem