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Colaboradores da Unimed Federação Centro Brasileira participaram de curso sobre educação financeira





Com explicações de especialista do Sescoop-GO, participantes aprenderam na prática como realizar um planejamento financeiro



Parte dos colaboradores da Unimed Federação Centro Brasileira dedicaram a sexta-feira, 24, para aprender a cuidar das próprias finanças, controlando e planejando gastos, programando investimentos e se preparando para usufruir bem de cada real recebido. Esse aprendizado veio por meio do curso de educação financeira, promovido pela Federação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop-GO).



A realização do curso integra a programação do Projeto de Qualidade de Vida, desenvolvido pela Unimed Federação Centro Brasileira e com ações voltadas para a promoção da saúde física, mental e bem-estar dos colaboradores. A coordenadora do projeto, Gabriela Reis, do departamento de Gestão e Saúde, explicou que, em uma pesquisa interna, percebeu-se o impacto da saúde financeira na saúde mental dos colaboradores, sendo que quando as finanças não vão bem, a qualidade de vida pode ser toda afetada.



Isso foi reforçado pelo professor do curso, o administrador de empresas e instrutor do Sescoop-GO, Jorge Merjane. “Antigamente, problemas financeiros eram questões pessoais, mas os gestores e as empresas notaram que alguns funcionários nessas situações tinham problemas de produtividade, pois é uma questão sensível e com grande abrangência. Então, começaram a implementar a educação financeira em algumas instituições”.



Segundo o especialista, essa medida foi necessária porque a base dos conhecimentos na área não costuma ser oferecida ainda na infância, o que seria o ideal. A pesquisa S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey, por exemplo, mostrou que o Brasil ocupa a 74ª posição no ranking de educação financeira, entre 144 países. Porém, o problema não é apenas brasileiro, pois duas em cada três pessoas no mundo têm baixo nível de entendimento na área.



A falta dessa educação pode refletir em diversos contratempos e perda de qualidade de vida, podendo gerar ansiedade, a necessidade de ter mais de um emprego, sobrecarga de trabalho e baixa perspectiva de futuro, tanto para o indivíduo quanto para a família dele. 



Por isso, o curso foi elaborado com o objetivo de abordar os principais aspectos que auxiliam no controle das finanças: uso racional do crédito, administração de dívidas, fluxo de caixa, a importância de poupar e, inclusive, os investimentos na saúde.



Os princípios do planejamento financeiro



Uma vida mais tranquila financeiramente começa com o planejamento e, de acordo com Merjane, o documento deve ser realizado com toda a família, mas com pontos que abordam questões pessoais.



Assim, ele listou algumas dicas:



> Não deixar a ansiedade atrapalhar o processo;

> Priorizar o que é realmente necessário (saber separar o importante do essencial);

> Rever o plano periodicamente;

> Entender que urgências podem aparecer.



“Lembre-se que cortar gastos não é motivo de vergonha. Você estará prevenindo o endividamento”, ressaltou o especialista.



Em seguida, os participantes do curso tiveram a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam, por meio de atividades dinâmicas sobre a elaboração de estratégias de consumo, de acordo com cada necessidade, mas principalmente em tempos de orçamento apertado. 



Durante todo o dia do curso, Jorge também solucionou as várias dúvidas apresentadas, mostrando como o controle das finanças é mais simples do que muitos imaginavam.



Ações*



Neste ano, o Projeto de Qualidade de Vida já abordou temas, como a prevenção do câncer de mama, cuidados com a saúde do homem e promoveu rodas de conversas com foco na melhoria da saúde mental dos colaboradores. Com essas ações, voltadas para todos os trabalhadores de seu quadro de pessoal, a Federação reforça o seu compromisso com a saúde e qualidade de vida de sua equipe, pois entende que o bem-estar do trabalhador é fundamental para seu desempenho pessoal e profissional.

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