SIPAT 2023: Fortalecendo vínculos e promovendo o cuidado mútuo no ambiente de trabalho

    


 

 Uma semana dedicada à segurança, saúde mental e bem-estar dos colaboradores.

  

 A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) teve início na última quarta-feira (06/12), promovendo a conscientização coletiva sobre segurança e saúde no ambiente profissional. Organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), o evento, em conformidade com a NR 05, destaca neste ano a importância da saúde mental.

 O coordenador do SESMT, Lúcio Flávio Marins, ressaltou a significância da SIPAT como um compromisso contínuo com a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores. "Ao destacarmos a importância da saúde mental, buscamos criar um ambiente de trabalho que promova o cuidado integral. A participação de todos é essencial para fortalecermos essa cultura de segurança e cuidado mútuo", afirmou Marins.




 No primeiro dia, a abertura do evento contou com uma apresentação de música autoral da segurança do trabalho, seguida pela palestra do coordenador de Compliance e Governança do IgesDF, Eduardo Corrêa sobre "Diferentes Tipos de Assédio". Na parte da tarde, as psicólogas Tatiana Franchi e Lilian Marinho conduziram a roda de conversa "Bem-estar e Qualidade de Vida", juntamente com a enfermeira e mentora convidada, Lannara Duarte. Destaque para as dinâmicas de grupo, que proporcionaram interação entre os participantes.

 No segundo dia, Cleber Sousa, mentor e especialista comportamental, liderou uma envolvente roda de conversa. Na parte da tarde, a psicóloga Fernanda Souza encantou os presentes com sua abordagem leve sobre a desmitificação da saúde mental no trabalho.




 “A saúde mental no ambiente de trabalho é um caminho essencial para cultivar um ambiente mais saudável e produtivo. Reconhecer e abordar as questões emocionais não apenas fortalece a resiliência individual, mas também promove uma cultura organizacional que valoriza o bem-estar psicológico. A verdadeira força está em normalizar a conversa sobre saúde mental, capacitando cada indivíduo a buscar apoio sem receios. Afinal, uma mente equilibrada é o alicerce de uma equipe forte e resiliente," ressalta a especialista.

 No último dia da SIPAT 2023, a manhã foi dedicada ao Curso de Brigada Voluntária, reforçando a importância da prevenção de acidentes. Para encerrar a semana, o engenheiro de segurança, José Lucas Borges, ministrou uma palestra inspiradora sobre "Qual é o Valor da Sua Vida?"

 A programação da SIPAT do Hospital de Base incluiu diversas atividades educativas e preventivas, consolidando o compromisso da instituição em fortalecer a cultura de segurança e prevenção no ambiente de trabalho. O evento reforça a ideia de que a saúde mental é um pilar fundamental para o bem-estar e produtividade dos colaboradores.








Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem