Comper

Com entrada gratuita, Espaço Cultural Renato Russo recebe exposição inédita de Victoria Serednicki

 

 Mostra “A Leveza do Serpode ser visitada de 6 de junho a 20 de julho na Galeria Parangolé

A partir do dia 6 de junho, a Galeria Parangolé do Espaço Cultural Renato Russo recebe a exposição “A Leveza do Ser”, da artista visual Victoria Serednicki. Com entrada gratuita, a mostra apresenta 18 obras inéditas. 

A proposta de Victoria Serednicki transita entre a pintura abstrata e uma poética visual delicada. As obras trazem cores suaves — com destaque para os tons de azul — e pinceladas leves, conduzindo o espectador a uma experiência sensorial. “Minha arte nasce do silêncio e da escuta, existe também beleza no que não se vê, e é ali que busco criar e transmitir”, define a artista.

Segundo a artista, a mostra utiliza a abstração para transmitir sensações ao público. Por meio de camadas de tinta e formas que se dissolvem, as peças criam uma conexão entre o concreto e o imaterial. “O uso do azul, por exemplo, como elemento central, amplia essa sensação de profundidade, transportando o observador para um espaço entre o real e o transcendental”, explica Victoria.

Além das 18 obras em exibição, a mostra inclui um vídeo em que a artista compartilha seu processo criativo. A projeção será apresentada em um ambiente que remete ao ateliê, criando uma conexão mais íntima com os visitantes. 

Para a consultora de arte Monica Tachotte, a exposição permitirá que o público tenha uma experiência sensorial e reflexiva. “A produção da Victoria se constrói com silêncio, tempo e camadas, tanto de tinta quanto de pensamento. Há uma busca constante por delicadeza e profundidade”, afirma Mônica.  

Sobre a artista
Com formação em arquitetura e urbanismo pela UnB, Victoria Serednicki é uma das vozes mais promissoras da nova geração de artistas de Brasília. Sua produção é marcada por processos intuitivos e uma arte que exige pausa, contemplação, coragem, fragmento e silêncio. Transitando entre a pintura e a espiritualidade, Victoria desenvolve uma poética visual que convida à pausa e ao reencontro consigo mesmo. 

A produção de Victoria Serednicki é marcada por três elementos centrais. O primeiro, é a abstração como liberdade, onde formas e cores se conectam em um processo fluido e orgânico. “ A cor azul,  capturando a imensidão com a delicadeza de um cálculo preciso e o fragmento, onde explora a beleza das partes inconclusas com aquela "leveza da multiplicidade" que permite ver o todo na parte, e o infinito no finito”, conclui a consultora. 

SERVIÇO
Exposição: Victoria Serednicki: A Leveza do Ser
Data: 6 de junho a 20 de julho
Horário: terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Galeria Parangolé – Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul, Asa Sul, Brasília/DF)
Entrada: Gratuita 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem