Atividade lúdica envolveu equipes de colaboradores e reforçou as metas internacionais de segurança com estudo de caso, perguntas e integração
A Policlínica Estadual da Região Nordeste II – Posse, unidade do governo de Goiás, promoveu uma gincana temática para os colaboradores com foco na segurança do paciente. A ação, chamada “Jogo da Qualidade e Segurança do Paciente”, teve como objetivo reforçar conceitos fundamentais das seis metas internacionais de segurança, de forma leve, interativa e colaborativa.
Durante a dinâmica, os participantes foram divididos em três equipes verde, laranja e azul, e enfrentaram diferentes desafios, responderam perguntas sobre segurança do paciente, realizaram um estudo de caso sobre a Meta 1 (identificação correta do paciente) e participaram de rodadas de perguntas.
As metas internacionais de segurança do paciente incluem: identificar corretamente o paciente; melhorar a comunicação entre os profissionais; melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos; assegurar cirurgias em local, procedimento e paciente corretos; reduzir o risco de infecções associadas aos cuidados de saúde; e reduzir o risco de danos ao paciente por quedas.
Cultura de segurança como prioridade
A atividade foi conduzida pela analista de qualidade da unidade, Anisia Vieira de Barros, e pela assistente administrativa, Maria Luiza da Silva Freire. A proposta é integrar e capacitar continuamente os profissionais da saúde, promovendo uma cultura institucional voltada para o cuidado seguro.
Segundo Anisia, a gincana representa mais do que um momento de descontração. "Essa é uma forma de compartilhar conhecimento e fortalecer nosso compromisso com a segurança do paciente", destaca ela.
A ação reforça a importância da participação ativa de todos os colaboradores na construção de um ambiente hospitalar mais seguro, onde o cuidado com o paciente é prioridade, desde a identificação correta até a prevenção de eventos adversos.