Comper

HEF realiza sétima captação múltipla de órgãos para transplante


Com apoio da equipe da Central Estadual de Transplantes, os órgãos captados irão beneficiar pessoas que aguardam na lista do Sistema Nacional de Transplantes

 

 

O HEF - Hospital Estadual de Formosa realiza sua sétima captação de órgãos, beneficiando pacientes que aguardam transplantes.

O feito destaca o empenho de uma equipe qualificada e dedicada, que conduz cada etapa com ética, sensibilidade e profundo respeito aos doadores e seus familiares (Foto: Braz Silva/IMED) 


O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou na última terça-feira (08/07) a sua primeira captação de órgãos de 2025. O procedimento possibilitou a doação de fígado, córneas e rins, graças ao gesto de generosidade da família de uma paciente de 45 anos, que aceitou a captação após a confirmação de morte encefálica determinada por protocolos seguidos por lei.  

Os órgãos foram encaminhados para as respectivas centrais de transplante: fígado para a Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF), e rins e córneas para a Central Estadual de Transplantes de Goiás (CET-GO). Com esta, o HEF totaliza sete captações de órgãos realizadas nos últimos anos. O feito destaca o empenho de uma equipe qualificada e dedicada, que conduz cada etapa com ética, sensibilidade e profundo respeito aos doadores e seus familiares.

 

Processo de captação: ética e humanização

Após a realização de todas as etapas do diagnóstico e a confirmação da morte encefálica, a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT realiza a atualização do quadro à família, momento esse que é informado o direito de doação.

Diante da dor da perda, as famílias são acolhidas por uma equipe multidisciplinar do hospital, composta por profissionais médicos, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, equipe de enfermagem e de outros setores essenciais. Esse apoio é fundamental para que o processo de doação se concretize de forma respeitosa e transparente.

Para a diretora técnica do HEF, Séfora Almeida, o papel da CIHDOTT no processo de captação de órgãos é essencial, refletindo o compromisso com a vida e o cuidado humanizado. “A doação de órgãos é um gesto de generosidade que salva vidas e inspira esperança. No HEF, temos uma equipe preparada e comprometida em garantir que todo o processo ocorra com responsabilidade, acolhimento e respeito. Cada captação representa não apenas a possibilidade de recomeço para quem aguarda por um transplante, mas também o reflexo do cuidado humanizado que buscamos oferecer diariamente. Nosso compromisso vai além da assistência médica, pois busca também fortalecer o vínculo de confiança com a população e reafirmar o papel essencial do hospital na rede pública de saúde de Goiás”, enfatiza Séfora Almeida.

Para reconhecer a atitude altruísta do doador, as equipes do HEF formaram um corredor de palmas, simbolizando o agradecimento e a importância do gesto de salvar vidas. Essa homenagem destaca o impacto transformador da doação de órgãos.

 

Um ato que transforma vidas

A doação de órgãos salva vidas ao possibilitar que pacientes em condições críticas recebam transplantes e recuperem sua qualidade de vida. Para que o gesto se torne realidade, é fundamental que as pessoas expressem seu desejo de serem doadores aos seus familiares, ainda em vida, pois a autorização da família é indispensável para que a doação seja efetivada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem