Aparelho unitarizador de medicamentos otimiza o preparo e reduz riscos no processo de administração de remédios aos pacientes
Nova unitarizadora de medicamentos já está em funcionamento na farmácia do Hetrin, trazendo mais eficiência ao preparo das doses (Foto: Débora Alves/IMED)
O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), unidade do Governo de Goiás, deu mais um passo importante em direção à excelência nos serviços prestados, com a aquisição de uma máquina unitarizadora de medicamentos. A nova tecnologia, instalada recentemente na farmácia da unidade, permite que os medicamentos sejam fracionados e embalados individualmente, de forma automatizada, garantindo mais agilidade no processo.
De acordo com a coordenadora da Farmácia, Jéssyca Bessa, a implantação da tecnologia resultou em um aumento significativo de desempenho: “Esse investimento contribui para uma maior qualidade nos serviços prestados aos pacientes atendidos no Hetrin”, afirma.
A unitarizadora realiza o fracionamento dos medicamentos em doses únicas com identificação por código de barras, facilitando a conferência. O tempo de preparo dos kits também é otimizado, e o controle de estoque se torna mais eficiente, evitando desperdícios.
“Trata-se de um equipamento que reforça o compromisso do hospital com a excelência assistencial. É a primeira vez que contamos com essa tecnologia no Hetrin, e isso representa um grande salto de qualidade”, destaca o gerente de Engenharia Clínica, João Marcos.
A iniciativa está alinhada às boas práticas de armazenamento e dispensação de medicamentos preconizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e reforça o compromisso do Hetrin, unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) com a inovação e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).