Com média de 1.700 procedimentos por mês, iniciativa atende pacientes de todas as regiões de São Paulo
Várias equipes estão envolvidas nos processos de triagem, realização e cuidados pós-exame dos pacientes (Foto: Maria Eduarda Oliveira/IMED).
O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, da Prefeitura de São Paulo, alcançou neste mês a marca de 17.300 exames de endoscopia realizados desde o início do Projeto Endoscopia, em setembro de 2024. A iniciativa, que segue em ritmo acelerado, reforça o compromisso do hospital com a prevenção e o cuidado humanizado. Atualmente, os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com plantões especiais de 24 horas em dois dias da semana.
“O número de exames realizados mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo sempre foi ampliar o acesso à detecção antecipada de doenças, com qualidade, acolhimento e eficiência. Cada paciente que passa por aqui é tratado com atenção e respeito”, afirma o Dr. Frederico Adatihara, diretor técnico do HMB.
Com estrutura moderna, equipes dedicadas e apoio tecnológico, o serviço tem atendido pacientes de todas as regiões da capital, oferecendo agilidade e segurança no diagnóstico de doenças do trato digestivo. Os agendamentos são realizados por meio do Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA), com encaminhamento feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Vidas impactadas pela prevenção
Entre os milhares de pacientes beneficiados está Luciana Viana, de 53 anos, enfermeira, que realizou sua endoscopia como parte de um acompanhamento preventivo. Ela faz questão de destacar a importância do exame e como o Projeto no HMB pode impactar vidas.
“Meu último exame foi em 2017. Voltei agora por conta dos sintomas e para buscar mais saúde de forma preventiva. Moro na Vila Maria e aqui, no Hospital da Brasilândia, foi tudo muito rápido: a recepção, a organização e a limpeza. Me senti acolhida e segura”, relatou ela.
“Alcançar mais de 15 mil exames é uma conquista enorme para o nosso hospital. A endoscopia é essencial no diagnóstico e na prevenção de doenças graves, como o câncer. É um exame seguro, sem cortes, que permite até pequenas intervenções. Esse resultado mostra nosso compromisso com um cuidado de qualidade e humanizado”, observa a Dra. Giovanna Riccitelli, médica coordenadora do setor de endoscopia do HMB.
Compromisso com a população
O Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do HMB foi inaugurado em dezembro de 2023 e conta com três salas de procedimento, além de equipes médicas, administrativas e de enfermagem. A tecnologia do sistema Optix permite a entrega dos resultados com rapidez e eficiência.
Para a paciente Luciana, o projeto oferecido pela unidade contribui para que todos tenham acesso a uma oportunidade de tratamento. Como profissional da área da saúde, ela faz questão de deixar um alerta importante: “Se você sente algum desconforto no estômago, procure um médico. Não camufle os sintomas. Investigar precocemente é fundamental para ter tranquilidade e cuidar da saúde da forma correta”, orienta ela.