Mostra cultural é fruto de parceria entre o Instituto Rizzo e o Instituto Panamericano da Visão com obras de alunos e professores dos cursos de pintura da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França
Para a exposição foram convidados artistas plásticos e acadêmicos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Uma forma de celebrar a arte goiana em suas mais variadas técnicas—óleo, acrílica e colagens—e com um rico diálogo entre tradição e inovação. Segundo Gisele Jacinto Lopes, coordenadora de Artes Visuais do Basileu França, a exposição “Visões Compartilhadas” é fruto de uma parceria muito especial.
“Reunimos alunos e professores dos cursos de pintura em um espaço de trocas, experiências e múltiplas expressões artísticas. Aqui, cada obra revela a identidade de quem a criou, seja por meio da pintura a óleo, acrílica ou colagens, e, ao mesmo tempo, dialoga com as demais em uma construção coletiva. Temos a honra de contar com grandes nomes como Carlos Catini, Alexandre Liah, Fernanda Porto e Liliam Rocha, artistas-professores que, com sua trajetória e sensibilidade, inspiram e compartilham seus processos criativos com os alunos. Também celebramos o talento de novos artistas em formação, que vêm se destacando e mostrando a força da arte em transformação”, destaca.
Para a diretora-executiva do Instituto Rizzo, Gabriela Rizzo, a exposição reforça os valores centrais da instituição. “O Instituto Rizzo se consolida como ponte entre passado e futuro, promovendo preservação cultural, arte e meio ambiente em Goiás. Com ‘Visões Compartilhadas’ damos um novo passo: abrir nossos projetos para uma comunidade mais ampla, usando a arte como elo entre pessoas e suas emoções. Queremos promover trocas reais, fortalecer nossa cultura e valorizar talentos locais.”
Em sintonia, o diretor-geral do Instituto Panamericano da Visão, médico oftalmologista Clausmir Zaneti Jacomini, afirma que a abertura da exposição “Visões Compartilhadas” marca um passo importante na missão do IPVisão de ir além da saúde ocular. “Acreditamos que a arte também cura. Este projeto nasceu do desejo de transformar o ambiente hospitalar em um espaço que acolhe com beleza, cultura e sensibilidade. É uma forma de oferecer mais do que atendimento: oferecer experiências que tocam, emocionam, alegram”, afirma.
Ele destaca ainda que essa é a primeira de uma série de exposições previstas para ocorrer em parceria com o Instituto Rizzo. “Queremos que o IPVisão seja um ponto de encontro entre a medicina e a expressão artística. Essa é apenas a primeira de muitas ações culturais que virão”, completa.
Serviço:
Exposição Visão Compartilhada
Data: 5 de agosto a 30 de setembro de 2025
Local: IPVisão - Av. T-8, n° 171 - St. Marista, Goiânia - GO
(Texto: Instituto Rizzo)