O Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado de Goiás (Sindhoesg) é o mais novo embaixador do Movimento Nutrindo Vidas, uma coalizão nacional que reúne representantes do segundo e terceiro setores em defesa do direito de todos os brasileiros à assistência nutricional especializada. A adesão foi definida em reunião entre o presidente do Sindicato, Gustavo Clemente, e representantes da Danone, apoiadora do movimento.
Durante o encontro, Gustavo Clemente destacou que a atual gestão tem buscado parceria com grandes instituições e empresas para levar conhecimento aos associados. “Essa parceria com a Danone e o Movimento Nutrindo Vidas é uma oportunidade de melhorar a assistência nutricional nos hospitais e valorizar o papel dos profissionais”, afirmou.
O Sindicato se colocou à disposição para sediar cursos, encontros e eventos que fortaleçam o movimento e contribuam para a capacitação dos profissionais da área.
De acordo com dados apresentados pelo movimento, entre 40% e 60% dos pacientes já chegam aos hospitais em estado de desnutrição. Por isso, mapear a situação nutricional logo na admissão e garantir que o profissional esteja preparado para realizar essa avaliação é essencial para a qualidade da assistência.
Os grupos mais vulneráveis ao risco nutricional são os pacientes oncológicos, crianças na primeira infância com agravos e idosos. A falta de acompanhamento especializado pode comprometer a recuperação, aumentar o tempo de internação e elevar custos para os serviços de saúde.
Movimento Nutrindo Vidas
A nutricionista e consultora de Acesso da Danone, Isabella Passos, explicou que o Movimento Nutrindo Vidas é formado por representantes da sociedade civil e instituições que trabalham em conjunto para conscientizar a população sobre a importância da nutrição especializada, além de estimular a criação e o fortalecimento de políticas públicas que garantam o acesso igualitário a esse cuidado.
“Nosso objetivo é ampliar o debate sobre a nutrição no ambiente hospitalar, mobilizando profissionais e gestores para que esse direito chegue a quem mais precisa”, afirmou.
A consultora hospitalar Centro-Oeste da Danone, Christine Alves, ressaltou ainda que um cronograma de eventos será elaborado para divulgar e debater as políticas públicas já existentes, muitas delas voltadas para garantir recursos específicos para os hospitais em terapias nutricionais.
Com a adesão ao movimento, o Sindhoesg se torna um aliado estratégico na luta pelo fortalecimento da nutrição hospitalar e pelo acesso universal à assistência especializada. “É uma parceria muito bem-vinda para informar nossos associados e melhorar a assistência nutricional nos hospitais”, concluiu Gustavo Clemente.
Mais informações sobre o Movimento podem ser acessadas em: movimentonutrindovidas.org.br