Goiânia (GO) - Os oftalmologistas goianos Bruna Thomé Rassi e Leiser Franco (foto), membros do corpo clínico do Instituto Panamericano da Visão (IPVisão), desenvolveram um dispositivo inovador que está transformando o treinamento de residentes e especialistas em oftalmologia. Trata-se do iChamber.
O equipamento permite a simulação realista de cirurgias oculares, como a cirurgia de catarata, oferecendo um ambiente seguro e eficaz para o aperfeiçoamento técnico dos profissionais. Com o uso do iChamber, oftalmologistas em formação e já experientes podem praticar, repetir movimentos e simular situações complexas, aumentando sua precisão cirúrgica e segurança no atendimento ao paciente.
Segundo Leiser Franco, o treinamento contínuo e controlado é essencial para o domínio de técnicas e a atualização em novas abordagens, sem expor pacientes a riscos. “A possibilidade de simular diferentes cenários e repetir procedimentos torna o aprendizado muito mais eficiente e contribui para o desenvolvimento da precisão cirúrgica”, destaca.
A inovação tem sido apresentada por Bruna Thomé Rassi e Leiser Franco em cursos, workshops e congressos especializados, contribuindo significativamente para a formação e o aperfeiçoamento de médicos na área da cirurgia ocular.