Campanhas de fim de ano mobilizam empresas, colaboradores e comunidade em iniciativas de impacto social
Embora
concentradas no calendário de fim de ano, as campanhas solidárias promovidas
por empresas evidenciam um movimento social mais amplo no país. Segundo a
Pesquisa Doação Brasil, cerca de 8 em cada 10 brasileiros realizam algum tipo
de doação ao longo do ano, o que reforça o papel do Natal como catalisador de
práticas de solidariedade que ultrapassam as datas comemorativas. Em Goiânia,
ações do setor imobiliário mostram como o engajamento coletivo pode gerar
impacto social – e fortalecer vínculos duradouros com a comunidade.
O
Instituto +Brasal e a Brasal Incorporações são um exemplo desse compromisso,
pois encerraram em 2025 mais uma edição da campanha “Troca de Sorrisos –
Natal”. A iniciativa mobilizou a doação de brinquedos, calçados e roupas
infantis destinados às crianças atendidas pela Associação Tio Cleobaldo, com
ponto de coleta na Central de Decorados da Brasal Incorporações, na Alameda
Ricardo Paranhos, no Setor Marista. A ação reforça o compromisso das
instituições com o acolhimento e a promoção do bem-estar social, especialmente
durante o período natalino.
Iniciativas
semelhantes também marcaram o calendário de fim de ano da Dinâmica
Incorporadora. Em 2025, a empresa apoiou mais uma edição da ação solidária
realizada em parceria com o projeto 12vezes25, que promove a adoção de
cartinhas de Natal escritas por crianças atendidas por instituições sociais,
contribuindo para tornar o período mais leve para famílias em situação de
vulnerabilidade.
A
adoção das cartinhas foi realizada pelos colaboradores da Dinâmica, que se
mobilizaram voluntariamente para atender aos pedidos. A empresa atuou como
intermediadora da ação, organizando a coleta dos presentes e realizando a
entrega no dia 14 de dezembro. As cartas foram escritas por crianças atendidas
por duas instituições parceiras: o Posto de Assistência Espírita Bezerra de
Menezes e a Creche/CEI Dona Filinha.
Para
a diretora de incorporações, Patrícia Garrote, a participação na iniciativa
reforça a importância de estreitar laços com as instituições sociais. “O Natal
Solidário é uma oportunidade de estarmos próximos das instituições que fazem
diferença real na vida de tantas famílias. É uma manhã simples, mas cheia de
significado, em que somamos esforços para levar um pouco mais de alegria às
crianças e à comunidade”, destaca.
Impacto que permanece
A
EBM Desenvolvimento Imobiliário, por sua vez, tem promovido ao longo dos anos
ações que vão desde reformas em instituições dedicadas à educação infantil até
projetos de desenvolvimento pessoal e profissional para equipes que atuam em
suas obras. Esse compromisso também se reflete na criação da Esfera, plataforma
dedicada exclusivamente às práticas ESG da empresa. Na capital, a empresa é
ainda reconhecida por associar sua programação de Natal a ações solidárias —
iniciativa que chegou, em 2025, à sua quinta edição.
Anualmente,
o público que participa da programação é convidado a doar ao menos um item de
material escolar por pessoa, campanha que se estende para além do período das
festividades. Em janeiro, a EBM dobra o volume arrecadado e realiza a entrega a
instituições que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. Para a
head de Comunicação e Marketing da EBM, Lohanne Assis, o engajamento recorrente
do público ao longo dos últimos anos reforça a força da iniciativa. “São ações
construídas de forma coletiva, com a participação ativa da comunidade, o que
amplia o alcance do projeto e fortalece o propósito da empresa”, afirma.
Ao
longo das edições, a programação solidária também incorporou iniciativas
voltadas à inclusão. Em 2023, por exemplo, a EBM promoveu uma programação
especial de Natal dedicada a crianças autistas e seus familiares, em parceria
com o Núcleo de Intervenção Comportamental. A ação contou com atividades
conduzidas por especialistas e ambiente com regulação sensorial, pensado para
acolher o público de forma segura e confortável. “Esse envolvimento da
comunidade nos enche de orgulho e nos estimula a ampliar, a cada ano, o impacto
positivo das nossas ações”, completa Lohanne.
Engajamento com influenciadores
A
Opus Incorporadora também realizou, pela 3ª vez, a campanha beneficente Natal
Presente Opus, que destinou R$ 100 mil a quatro instituições. Personalidades
goianas de diferentes segmentos foram convidadas para apadrinhar as
instituições e mobilizar seus seguidores nas redes sociais, incentivando-os a
votar na causa que representam. Ao final da campanha, todas as instituições foram
contempladas: a mais votada recebeu 40% do valor — R$ 40 mil — enquanto as
demais dividiram os 60% restantes, com R$ 20 mil cada. O Centro de Valorização
da Mulher (CEVAM) foi a instituição escolhida pela nutricionista Carol Morais
(@carolmoraiscozinha). O Lar para Idosos São Vicente de Paulo, instituição
centenária de Pirenópolis, foi apadrinhado pelo empresário de hotelaria e
gastronomia Marcelo Sáfadi (@marcelo_safadi). Já empresária do ramo
automobilístico Marine Caiado (@acelerecommarine) apadrinhou o Solar Colombino
Augusto de Bastos, Instituição de Longa Permanência para Idosos e a empresária
e mentora de marketing Marcela Cunha (@marcelacunhamkt) apoia o Projeto Juntas,
criado para atender demandas de Pessoas com Deficiência.

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