Comper

Caesb moderniza Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul

Serão instalados sopradores de ar com maior eficiência energética


Foto: Marcos Peixoto.

Com o objetivo de diminuir os custos de manutenção e o consumo de energia elétrica, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) vai modernizar a Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul (ETE Sul) com a substituição de cinco sopradores de ar. O investimento será de R$ 7.726.391,04 para a troca dos equipamentos e adequações necessárias para as instalações. A ordem de serviço foi assinada com a previsão de conclusão das melhorias em 2022.

Os sopradores de ar atuam no sistema de aeração da ETE Sul. Nesta Estação, os esgotos passam por várias etapas de tratamento, dentre elas o tratamento preliminar, primário, reatores biológicos e polimento final. Os sopradores de ar são equipamentos utilizados para fornecimento de oxigênio aos microrganismos aeróbios presentes nos reatores biológicos e essenciais ao processo de tratamento dos esgotos.

Para Marcos Felipe Barboza, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Caesb, a substituição dos sopradores da ETE Sul é necessária, uma vez que os atuais equipamentos estão em operação desde a inauguração da ETE, há aproximadamente 28 anos. "Os novos sopradores possuem menor custo de manutenção e melhor eficiência energética", explica.

Além disto, a Caesb busca aumentar a segurança operacional ao minimizar a eventual indisponibilidade de funcionamento, levando em consideração a dificuldade de aquisição de peças para equipamentos muito antigos e que exigem elevado custo de manutenção.

Os cinco sopradores de ar da ETE Sul serão substituídos por equipamentos com tecnologia de ponta: rolamentos por levitação magnética e alta velocidade para operação e fornecimento contínuo de ar totalmente isento de óleo. Todos os equipamentos são adequados para o serviço industrial pesado, permitindo o controle da vazão de fornecimento de ar por inversor de frequência, otimizando o funcionamento de acordo com as variações na temperatura de entrada e na pressão diferencial.
 
Histórico
A ETE Brasília Sul foi inaugurada em 1962 e, em 1993, teve seu processo de tratamento alterado, passando a tratar os esgotos a nível terciário. Essa unidade é uma das maiores estações de tratamento de esgotos da Caesb e atende à população da Asa Sul, parte da área central de Brasília, Núcleo Bandeirante, Guará I e II, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste, parte do Lago Sul, Riacho Fundo (Quadra QN1), SIA, parte de Águas Claras, Candangolândia, Cidade do Automóvel e Setor de Inflamáveis. A vazão média de projeto é de 1.500 L/s e atualmente trata uma vazão média de 1.290 L/s, contribuindo significativamente para a proteção da qualidade da água do lago Paranoá.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem