Paraná tem mais de 4,2 mil oportunidades de estágio; confira 7 dicas para conquistar uma vaga

0

 

As áreas com mais ofertas para os estudantes são: Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Marketing e Contábeis
Créditos: Freepik

O Paraná tem mais de 4,2 mil oportunidades de estágio pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR). Em todo o estado, as áreas com mais ofertas para os estudantes são: Administração, Pedagogia, Engenharia Civil, Marketing, Contábeis, Direito e Educação Física. 

Há  vagas disponíveis em diferentes regiões do Paraná. Somente em Curitiba e Região Metropolitana são mais de 2,1 mil oportunidades. “O estágio é a porta de entrada para o mundo do trabalho, aliando a teoria da sala de aula com a prática da profissão. E, apesar do número de vagas, a concorrência também pode ser grande. Por isso é importante o jovem  estar atento e se preparar bem”, afirma a coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante do CIEE/PR, Fernanda Ortiz. A especialista separou sete dicas para ajudar a conquistar uma vaga. Confira:

1 - Atenção ao português 

O uso incorreto do português pode ser um obstáculo para o estudante que busca uma vaga de estágio. Por isso é importante estar atento aos erros gramaticais no currículo ou nos testes que algumas empresas aplicam para os candidatos. Vale evitar o uso excessivo de gírias ou expressões muito informais também durante a entrevista e cuidar com a concordância. Uma boa dica para ajudar a aprimorar o português é a leitura. Quem não tem tanta familiaridade com os livros pode começar com contos, crônicas e textos menores,  e ir avançando até as obras mais consagradas da língua portuguesa. O importante é buscar uma leitura que também seja prazerosa. 

2 - Capriche no currículo 

O currículo é o cartão de visitas de quem procura uma vaga. O documento deve ser preenchido com os dados pessoais como nome completo, idade, e-mail, telefone, além do endereço das redes sociais. “Como muitas vezes o candidato não possui experiência profissional anterior, vale citar cursos de capacitação, trabalhos voluntários e outras atividades que ajudem a demonstrar habilidades ou o perfil pessoal”, explica Fernanda. No currículo, além de uma apresentação profissional também é importante demonstrar um objetivo profissional: destacando as metas, e o porquê busca conseguir aquela vaga. 

3 - Não pare de buscar conhecimento 

É importante buscar aprendizado constantemente, mesmo durante o processo de seleção para alguma vaga ou até quando já estiver trabalhando. Existem várias opções de cursos gratuitos em formato presencial e on-line. O CIEE/PR, por exemplo, oferece uma série de cursos para quem deseja se qualificar e atualizar o conhecimento com foco no mundo do trabalho como: liderança, interpretação e síntese de textos, matemática financeira aplicada, entre outros. 

4 - Invista em relacionamento interpessoal

Comunicação e bom relacionamento interpessoal são qualidades cada vez mais buscadas por empresas em diferentes áreas. Além disso, vale comunicar o círculo de amizades, familiares e professores sobre a busca por um estágio ou oportunidades de qualificação. “Além disso, habilidades como criatividade e inteligência emocional podem ser mais desenvolvidas na relação com outras pessoas, no contato com ideias e pensamentos diferentes”, comenta Fernanda.  

5 - Conheça seus pontos fortes 

Vale focar nas oportunidades de estágio que estejam conectadas ao perfil pessoal e profissional. Esse autoconhecimento é importante tanto na preparação para o mundo do trabalho quanto para atuação no dia a dia de uma organização. O site do CIEE/PR oferece a Jornada Comportamental, um teste para os estudantes que, de forma gamificada e com storytelling, o participante consegue descobrir o seu perfil comportamental predominante. 

6 - Proatividade é importante 

Ter claro os objetivos de um estágio para a carreira profissional ajuda na produtividade tanto na busca pela vaga mais indicada como na atuação dentro de uma empresa ou organização. Ao definir os objetivos, o estudante pode buscar com mais clareza, cursos e oportunidades que tenham maior relação com as metas traçadas. “É importante destacar que os objetivos profissionais podem mudar ao longo do tempo, e  ter esse olhar para a ação”, afirma a coordenadora, que destaca: “no CIEE/PR, o estudante precisa ter papel ativo também na busca pela vaga, entrando em contato com empresas selecionadas para dar andamento ao processo, com a marcação da entrevista, por exemplo”. 

7 - Não desista 

Muitas vezes, é preciso ter paciência. A busca por uma vaga pode ser cansativa e frustrante, especialmente após os primeiros “nãos”. “Cada negativa pode ser uma oportunidade de aprimoramento ou de busca para algo mais alinhado com o perfil e as habilidades pessoais. De modo geral, confie no seu potencial e nas suas virtudes, que podem ser potencializadas para o mundo do trabalho”, finaliza Fernanda Ortiz.

 

Sobre o CIEE/PR

Há mais de 54 anos, o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE/PR) atua para promover a integração dos jovens ao mercado de trabalho. Por meio de programas de estágios e aprendizagem, cursos de capacitação e cidadania e programas sociais, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico e social do Estado. Com 39 unidades operacionais distribuídas em todas as regiões do Paraná, o CIEE/PR atende todo o Estado do Paraná, com uma média mensal de 27 mil estagiários e 5,8 mil aprendizes. Já recebeu cerca de 30 títulos de Utilidade Pública Municipal. Possui dezenas de registros nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e também nos Conselhos Municipais de Assistência Social, condição essencial para cumprir o propósito de trabalhar para fortalecer o desenvolvimento humano e social. Ao longo de mais de 54 anos de atuação, o CIEE/PR contribuiu para a inserção e aperfeiçoamento técnico e profissional de mais de 1,5 milhão de estagiários, bem como a iniciação profissional de milhares de aprendizes junto com entidades e empresas parceiras.



Postar um comentário

0Comentários
* Respeite este espaço. Comentários ofensivos, propaganda e spam serão removidos.
Postar um comentário (0)
Neoenergia

#buttons=(Aceitar !) #days=(7)

Este website usa cookies para otimizar o acesso. Saiba Mais
Aceitar !