Opinião: parabenizando os Síndicos do Distrito Federal no Dia do Síndico

Hoje, 30 de novembro, é uma data especial para reconhecer a dedicação e o trabalho dos síndicos no Distrito Federal. Neste Dia do Síndico, é fundamental valorizar a figura desses profissionais que desempenham um papel crucial na gestão de condomínios, sejam eles residenciais ou comerciais


por Antônio Carlos Saraiva de Paiva*

Desde sua fundação em 1991, inicialmente conhecido como Sindec, o Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal - SindiCONDOMÍNIO-DF tem sido um baluarte no apoio e na capacitação desses gestores. A evolução da entidade, que passou a ser conhecida como Sindicondomínio após um ajuste de nomenclatura, reflete a expansão e aprofundamento de seu papel.

Uma das primeiras preocupações do sindicato foi com o aperfeiçoamento das Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), em parceria com o Seicon-DF. Essa abordagem inicial já sinalizava o compromisso do Sindicondomínio com a melhoria contínua e o bem-estar dos trabalhadores e gestores dos condomínios.

Com o tempo, o  SindiCONDOMÍNIO-DF expandiu significativamente sua atuação. A oferta de cursos para síndicos, serviços de atendimento em áreas como engenharia e jurídica, são exemplos de como a instituição se adaptou para atender às necessidades emergentes da sua base. Além disso, o sindicato se envolveu em questões mais amplas, como políticas públicas, visando minimizar impactos adversos para seus representados.

A unificação das representações dos diferentes tipos de condomínios, que culminou na fusão do SindiCONDOMÍNIO-DF e Sindicon em 2006, foi um passo importante. Essa medida consolidou a representação de todos os segmentos de condomínios — residenciais de apartamentos, casas, comerciais e até centros de compras — sob uma única bandeira.

Sob a liderança eficiente de seus diretores, o  SindiCONDOMÍNIO-DF tem alcançado sucessos notáveis, como a redução de ações judiciais por meio de acordos de conciliação, reconhecidos pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região. Essas conquistas refletem o compromisso do sindicato com a harmonia e a eficiência no ambiente de trabalho.

Um marco significativo na trajetória do  SindiCONDOMÍNIO-DF foi a elaboração e registro do curso de Tecnologia em Gestão de Condomínio em 20 de março de 2013. Este curso, oferecido pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) entre 2009 e 2014, não só conferiu um diploma de nível superior aos formados, mas também um registro profissional no Conselho Regional de Administração. Com uma avaliação 4,1 DE  5 pelo Ministério da Educação, o curso demonstra a seriedade do sindicato na formação de gestores de alta qualidade.

A defesa por profissionais bem formados e preocupados com aspectos como meio ambiente, sociabilização no condomínio, manutenção predial e taxas justas, ressalta a visão do Sindicondomínio de que um síndico competente é fundamental para o bem-estar e valorização dos condomínios.

Por fim, como presidente do  SindiCONDOMÍNIO-DF desde 2017 F e síndico há mais de 12 anos, expresso meu orgulho em fazer parte desta instituição que tem sido essencial no fortalecimento e na profissionalização da gestão condominial no Distrito Federal. Parabéns a todos os síndicos pelo seu dia, e que continuemos a trabalhar juntos para o crescimento e sucesso de nossos condomínios.

*Antônio Carlos Saraiva de Paiva é Engenheiro Especializado em Tecnologia da Informação,  trabalhou no SERPRO por 35 anos, foi diretor e vice-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO, está síndico e presidente do  Sindicato dos Condomínios Residenciais e Comerciais do Distrito Federal -SindiCONDOMÍNIO-DF.
Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem