Comper

Capital federal se firma como polo da cultura coreana com 60 mil pessoas no K-Festival 2025

A terceira edição do K-Festival levou aproximadamente 60 mil pessoas ao Parque da Cidade, em Brasília, no último fim de semana. O evento, que em 2024 ocupava 10 mil m², triplicou de tamanho neste ano, alcançando 30 mil m² de área, com ornamentação assinada por projetista coreano e espaços distribuídos de forma a garantir circulação confortável do público.

Um dos pontos altos foi a cerimônia de abertura, que trouxe para o palco apresentações tradicionais da Coreia do Sul em parceria com a Embaixada, além de um show de ilusionismo e a performance de uma orquestra interpretando sucessos de K-pop. O festival também expandiu sua programação internacional, passando de uma para quatro atrações vindas da Coreia, incluindo o aguardado show do grupo Younite.

A programação variada contou ainda com entrevistas com dubladores de K-dramas, o estande da Embaixada da Coreia do Sul, oficinas lotadas, a competição de cover, além da área de games, com destaque para o Just Dance, bastante disputado e gratuito para o público. Os shows também foram pontos altos, com apresentações de Lowell Straight, Vincent K, March 12 e outros artistas que movimentaram os palcos. Na praça de alimentação, a diversidade de pratos coreanos e opções para todos os gostos atraiu filas e elogios.

No total, foram arrecadadas 120 toneladas de alimentos e mil quilos de ração, destinados a instituições como Mulheres em Ação, Vicentinos, Você Nunca Andará Sozinho, Mar Vermelho, Projeto para Vencer, Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes e Instituto Ação Social Sou Notável. A ação solidária se somou às práticas de sustentabilidade do evento, que contou com empresa especializada em coleta seletiva para monitoramento e destinação dos resíduos.

O crescimento também foi marcado pela presença institucional, com a participação do Estado de Jeonbuk, da Universidade de Jeonbuk, da KOCCA (Korea Creative Content Agency), do CCCB (Centro Cultural Coreano no Brasil), além do apoio da Secretaria de Turismo e de Esporte do Distrito Federal. O volume de negócios gerado dentro do festival também reforçou o impacto positivo da iniciativa. Aproximadamente R$ 1,6mi de receita foi gerada durante os três dias dias de evento.

Segundo os organizadores, o K-Festival 2025 apresentou avanços significativos em relação à edição anterior, tanto na estrutura quanto na projeção nacional e internacional, consolidando Brasília como um dos principais palcos da cultura coreana na América Latina. “O K-Festival nasceu para aproximar culturas e construir pontes. Ver Brasília reunida em torno da música, da solidariedade e das tradições coreanas nos mostra que esse encontro já é muito maior que um festival: é um movimento que celebra diversidade e humanidade”, conclui Marcelo Braga.

                                                                     Divulgação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem